Decoração em casas de praia
opinião | Isabel Konder Comparato
No verão, nada melhor que curtir dias ensolarados no litoral. Para ter descanso e diversão, precisamos pensar em ambientes acolhedores e funcionais para tornar as férias e feriados inesquecíveis. A convite da Decorar, a arquiteta Isabel Comparato trouxe algumas dicas de decoração para casas de veraneio!
Verdadeiros convites ao relaxamento, no estar e em salas de tv, a melhor escolha são sofás com estofados leves e confortáveis, de fácil limpeza com capas de sarja branca e almofadas macias; poltronas leves com elementos de corda náutica e tecidos tipo sunbrella, permitem o deslocamento das peças para o terraço, debaixo de sol ou chuva. Redes não podem faltar na varanda, na sala ou dentro de um redário para abrigar muitos amigos após as refeições.
As mesas de madeira de demolição são lindas e resistentes às intempéries, além disso, podem ser soltas ou apoiadas em pés de concreto com bancos de madeira. Se a opção for cadeiras, prefira as com braços para conversas demoradas, a estrutura pode ser de ferro ou madeira, com assentos e encostos em vime, palha ou corda. É possível criar um mix de cadeiras com e sem braços, com cores e acabamentos diferentes, o que traz um clima mais despojado.
A iluminação natural é fundamental e quanto mais aberturas, melhor! Mas atenção, é preciso prever brises, toldos, cortinas de palha, junco ou pergolados para os horários de incidência direta de sol. E, claro, prever uma boa ventilação natural cruzada. Para casas situadas em locais muito quentes durante todo o ano, portas de madeira divididas em 4 partes servem de janelas e eliminam a necessidade de vidros. É importante prever ganchos para prendê-las, pois rajadas de vento podem não deixá-las abertas. Para iluminação artificial, prefira lâmpadas led de cor amarelada e cúpulas de palha, que além de super charmosas, são geralmente executadas por artesãos locais. Outra dica é criar abajures com garrafas de vidro preenchidos com conchas ou abajures de vime trançado ou madeira.
No piso, o cimento queimado é uma boa opção, pois é de fácil execução e tem baixo custo. Este material, que pode ser executado em diversas cores, pode revestir também chuveiros, bancadas de banheiros, de cozinhas e churrasqueiras. Pisos de porcelanato em tons de areias, cinzas e terra claro, não mostram muito a sujeira; para áreas externas, o mármore branco piguês é uma opção duradoura e não escorregadia.
Decks em torno da casa aumentam consideravelmente a área útil e integram o interno com o externo; para finalizar o deck, um banco largo, que é um anteparo sem ser barreira e sim um convite para sentar e desfrutar da vista. É interessante deixar um espaço com árvores para criar sombras naturais.
Por fim, objetos como cestos de palha, vime e elementos que remetem a atividades marítimas, como remos coloridos e bóias, sempre trazem um charme especial para qualquer espaço.
foto | Divulgação