
Tecnológico e sensorial
arquitetura | Sérgio Viana Arquitetura | por Attos Henrique
Projeto de retrofit para loja de carros de alto padrão oferece experiências sensoriais aos clientes através do design e da tecnologia.
Localizado na capital mineira, Belo Horizonte, o projeto desta loja de carros de luxo foi realizado pelo escritório Sérgio Viana Arquitetura. Com 6.000 m² de área construída, os interiores tem a mescla de referências do universo automobilístico com tecnologia e experiências visuais e sensoriais.
O complexo conta com três salões de venda: o Salão Circular, o Salão Premium e o Salão Underground. Cada um foi trabalhado de forma singular baseado na proposta do projeto.
O Salão Circular apresenta uma arquitetura futurística, com estética clean, os tons claros se contrastam com o dourado utilizado nos revestimentos. As projeções e a iluminação foram cuidadosamente trabalhadas para criarem diversos cenários no ambiente. No teto curvo são expostas cenas que remetem ao oceano, às galáxias e às pistas de corrida, enquanto o piso, escolhido para potencializar o espaço, reflete o que é projetado.
Para destacar os carros em exposição, plataformas giratórias com painéis de LED foram instaladas ao redor do salão, com a possibilidade de serem expostos na vitrine, já que este salão fica no nível da rua, que é uma das mais movimentadas da cidade. No mezanino, foi previsto um restaurante, com fechamento em vidro magnetizado controlado por automação.
O Salão Premium tem como inspiração as pistas de corrida da Fórmula 1, com piso em textura de asfalto e uma luminária linear de 40 x 2,80 metros de largura, que ilumina todos os carros expostos paralelamente à vitrine. Já no Salão Underground, uma projeção mapeada de 55 metros de comprimento cria diversas cenas e cenários para a exposição dos carros. Um dos pontos altos da loja é o projeto luminotécnico, que teve percursos de luz em paralelo com a arquitetura proposta.
O Salão Circular tem tons claros, com destaque para as plataformas giratórias com LEDs ao redor, destacando os carros em exposição.
No Salão Circular, quinze projetores foram instalados para criar projeções e efeitos inusitados no teto curvo do salão.
O Salão Premium remete às pistas da Fórmula 1, com uma luminária que percorre toda a faixa e destaca os carros em exposição.
Em um dos lavabos, as paredes curvas receberam banda de rodagem de pneu, criando uma textura inusitada.
fotos | Jomar Bragança