Paleta Ralph Lauren dá o tom deste projeto, em Coral Gables
Mix de estilos
Paleta Ralph Lauren dá o tom deste projeto, em Coral Gables
Projetado nos anos de 1920, Coral Gables já foi conhecido como a Riviera americana, por suas belas praças, ruas ladeadas de árvores e arquitetura no estilo mediterrâneo. E foi este cenário escolhido para a nova morada do casal jovem de brasileiros, com um filho pequeno.
Ela corretora de imóveis que recebe muitos hóspedes de fora, e ele, consultor de propaganda de grandes empresas, executivo que viaja muito. Assim que adquiriram o apartamento de 340 m2, contrataram as arquitetas Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli para um projeto de reforma para adequar o imóvel à família.
“Este é o terceiro projeto que realizamos para eles”, contam as profissionais. Assim como das outras vezes, os clientes queriam algo personalizado, com alguns apelos regionais, mas, principalmente, que não refletisse clichês ou padronizações temáticas encontradas em muitas casas da cidade.
Outro pedido foi para que o projeto mantivesse o piso original, os banheiros e evitasse quebra-quebra.
As arquitetas procuraram seguir as aspirações de ambos, a começar pelas cores. “Por se tratar de uma região litorânea, a moradora nos pediu o uso de tons marítimos e contrastantes, principalmente nos ambientes sociais, mas com uma nova interpretação, uma pegada urbana chique”, explicam Andrea e Fernanda. E se antes o apartamento era escuro, austero e triste, agora é claro e cheio de jovialidade.
Segundo as profissionais, a paleta da Ralph Lauren também ajudou a inspirar o projeto: por isso a combinação de branco e azul como base da ambientação. O living com planta irregular contém o estar, que foi personalizado pela marcenaria e por móveis soltos, e o jantar, que necessitou intervenção estrutural.
“Antes havia uma porta entre o espaço e a cozinha, decidimos fechá-la, pois era desnecessária, uma vez que já existia outro acesso ao local”, explicam as arquitetas. A cozinha recebeu marcenaria com estilo mais Provence e ainda ganhou um canto para refeições do dia à dia. Tanto o social quanto os serviços possuíam piso de mármore brilhante, que recebeu tratamento levigado, que deu aspecto fosco atendendo à vontade dos proprietários.
A área íntima segue a mesma linguagem do setor social, recebendo sobre o pavimento antigo revestimento laminado em padrão amadeirado claro que imprime mais aconchego a estes ambientes. Devido às novas demandas luminotécnicas, todas as molduras de gesso foram especificadas além da troca das instalações elétricas, que incluíram circuitos para a criação de diferentes ambiências.
Por Nadia Fischer
Imagens Dana Hoff
Matéria Publicada em Revista Decorar 102
Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!