Reforma transforma dúplex na morada perfeita para receber casal e sua coleção de arte
Arte em evidência
Reforma transforma dúplex na morada perfeita para receber casal e sua coleção de arte.
Cansados do intenso frio de Nova York, um casal de aposentados resolveu sair da cidade em busca de um local de temperatura mais agradável durante o ano todo. Não demorou muito até escolherem este dúplex na ensolarada Miami Beach, de frente para o mar e bem próximo a um campo de golfe, seu esporte preferido.
Com 240 m2 e ainda novo, o imóvel precisou, no entanto, passar por uma reforma que envolveu desde os revestimentos até a marcenaria fixa, a qual levou cerca de seis meses para ser concluída, em dezembro do ano passado.
Clientes da arquiteta Cristiana Mascarenhas desde a residência anterior, decidiram então convocá-la mais uma vez, tamanha a afinidade de estilos entre eles. Além disso, a profissional já conhecia a extensa coleção de arte do casal – composta por obras assinadas por Beatriz Milhazes, Daniel Senise, Gonçalo Ivo, Antonio Bernardo e Marco Biaggi, entre outros – e, desde o começo do projeto, sabia da necessidade de criar espaços específicos para acolher cada peça.
“Trocamos o material do piso por mármore travertino escuro para reduzir a claridade natural do apartamento, que chega a ser ofuscante, e para promover um equilíbrio com o mobiliário fixo adotado, feito quase totalmente de Corian branco. Dessa forma, conseguimos um interessante contraste e, ao mesmo tempo, um fundo neutro para a exposição das obras de arte, coloridas e marcantes”, conta a arquiteta.
Outra mudança de efeito foi o aproveitamento do espaço sob a escada que leva ao andar superior, onde se concentra a ala íntima. O pequeno local foi suficiente para a criação de um closet, que foi desenhado exclusivamente para guardar o material de golfe, deixando todo o equipamento bem organizado e sempre à mão. “A ideia foi agregar praticidade e agilidade na hora de sair para as partidas, sem ocupar os armários ou as áreas de circulação da casa”, explica Cristiana.
Outra boa solução foi instalar no living uma estante do piso ao teto e com nichos assimétricos. Além de oferecer um local para embutir a TV, também serve para expor uma parte das telas e objetos, de diferentes tamanhos. De estilo contemporâneo e casual, a parte social engloba sem separações o estar, a mesa de jantar e a cozinha, conforme as solicitações feitas pelo casal desde o início.
“O que o casal mais queria era um projeto com ambientes adequados para acolher a coleção de arte, de forma a valorizar ainda mais cada peça, e, ainda, poder relaxar, descansar e curtir a nova residência”, finaliza a arquiteta.
Por Yara Guerchenzon
Imagens Costas Picadas
Matéria Publicada em Revista Decorar 102.
Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!