Casas da América Latina: Projeto México Valle de Bravo
Quente e aconchegante
Casas da América Latina: Projeto México Valle de Bravo
Famoso pelas maravilhosas paisagens que o rodeiam, Valle de Bravo, a 156 quilômetros da Cidade do México, no México, foi o local escolhido pela jovem família mexicana para construir a sua casa de veraneio em três pavimentos e 150 m2, implantada em um lote de 1.100 m2, incrustada na montanha. Idealizado pelo escritório Serrano Monjaraz Arquitectos, o projeto em linhas retas e contemporâneas tira partido do telhado inclinado e do abundante uso da madeira para dar o tom montanhês e compor com o concreto aparente e a pedra. Com design limpo, assinado por Isabel Maldonado, nos interiores prevalece o uso de mobiliário contemporâneo e alguns toques rústicos, a pedido dos clientes.
Uma espécie de brise próximo ao telhado facilita a entrada de luz natural no living, acomodado no pavimento intermediário, onde também está a cozinha que também é protegida do excesso de sol com o mesmo recurso. Nesse piso, grandes esquadrias pivotantes fazem a integração com o exterior e o deck que serve de espaço de descanso e de contemplação do grande lago e da paisagem, atendendo uma das prerrogativas dos clientes, que buscaram a região pela natureza e o clima agradável.
A declividade acentuada do lote e a paisagem exuberante determinou o projeto com programa funcional e sofisticado, porém sem grandes rebuscamentos, de acordo com o desejo dos proprietários que também queriam espaços amplos e confortáveis. O desafio dos arquitetos foi travar um elegante diálogo com o entorno, driblando o terreno íngreme. Uma das soluções foi a implantar o volume sobre pilotis, de modo a favorecer a visão para a natureza e não interferir no terreno. No pavimento inferior, uma espécie de galeria, outro estar e dormitórios. E, no superior, uma suíte privativa da casa, dormitórios com amplos terraços e sala íntima com home theater.
A orientação do terreno e sua localização, dentro de uma pequena península da barragem do Valle Bravo, fazem com que a casa se encontre em um microclima temperado. Para aproveitar ao máximo as condicionantes, além das grandes janelas, muros de concreto e pedra. O resultado é uma residência com temperatura fresca durante todo o dia e mais aquecida à noite, bem ao gosto dos moradores que agora desfrutam ao máximo cada canto da casa.
Por Nádia Fischer
Fotos Naime Navarro
Matéria Publicada em Revista Decorar 89.
Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!
Liandra 29/01/2021 at 2:22 pm
otima site, tudo bem organizado, excelente trabalho!