Tradição e Identidade
corporativo | Bacardi Offices | por Attos Henrique
Nova sede de escritórios da Bacardi em Milão evoca os valores da marca através da arquitetura contemporânea.
A entrada é um espaço aberto com áreas personalizáveis que possui painéis magnéticos de vidro, para aumentar a produtividade e diversão dos trabalhadores.
“Decodificar os momentos icônicos em que as pessoas entram em contato com mais de 200 marcas da Bacardi nos permitiu identificar o que essas marcas significavam para os consumidores. Nós os nomeamos “Momentos Vivos”, traduzindo-os em espaços temáticos para escritórios físicos da nova sede. Isso dá origem ao Lar, Clubar e Destilaria, os espaços complementares de um lugar caracterizado por uma forte identidade, que representa uma variedade de marcas da Bacardi em três momentos fundamentais da vida: a família, o convívio e o patrimônio. Dessa forma, o espaço também se torna uma vitrine dos melhores selos ”, enfatiza Michele Pini, líder da equipe e associada da Il Prisma BU Destination. A área denominada “Lar” possui uma atmosfera para que os visitantes se sintam em casa e em harmonia com o DNA da Bacardi. O “Clubar” é um local de relaxamento e de convívio, inspirado na cultura de coquetéis milaneses. Já a “Destilaria” prova a essência da marca. Criado para sediar reuniões, o espaço expõe a história da Bacardi através de seus rótulos mais consolidados, como Grey Goose e Bombay Sapphire e, também, as marcas emergentes como St. Germain, Leblon, entre outras.
Na sala de trabalho se destacam os móveis modulares e as prateleiras em metal e madeira em tons claros, nas quais há uma grande quantidade de vegetação natural.
Na área “Destilaria”, tijolos vermelhos e canos expostos lembram a história da marca através de imagens e produtos. Uma das paredes da sala é estampada com uma imagem da fábrica da marca.
A sala de reuniões também faz parte da área da Destilaria. Produtos da marca são posicionados como parte da decoração, uma das principais características do visual merchandising deste projeto.