Tota Penteado, a design de interiores com projetos dignos da realeza
Simples, mas sofisticado
Tota Penteado, a design de interiores com projetos dignos da realeza
Com nome de princesa, Maria Antonia Queiroga Cruz Penteado Salomão, mais conhecida no mercado como Tota Penteado, em seus 38 anos de profissão, a designer de interiores desenvolveu um estilo próprio digno da nobreza que através da simplicidade e do olhar apurado imprime sofisticação.
“Acho que nasci decoradora, pois desde pequena sempre desenhava casinhas. Cresci e continuei a desenhá-las, por dentro e por fora. Sempre fui fascinada pela produção de interiores das residências”, respondeu ao ser questionada sobre a escolha da profissão.
Precoce, ela começou a carreira aos 19 anos, trabalhando no escritório de um arquiteto. Depois de um ano já estava em carreira solo atendendo a construtoras. Dali para as residências e escritórios corporativos foi um passo. “Atendo clientes práticos e objetivos, abertos a novas ideias. Gostam do conforto aliado à praticidade e funcionalidade”, revela.
Usando linhas retas e mesclando o rústico com o sofisticado, Tota segue o estilo contemporâneo e não deixa de incluir confortáveis poltronas, assinadas ou não. O bege, o fendi, o off-white e todos os tons de marrom são as cores de que ela mais gosta. E a madeira é um dos materiais preferidos pela designer.
E basta contemplar este apartamento no Campo Belo com 500 m² para identificar a linha de trabalho de Tota. Idealizado para clientes antigos, com muitas obras executadas, que “são extremamente práticos e objetivos e gostam do conforto aliado à praticidade, sem ostentação”, define.
O imóvel era novo e Tota foi chamada na época da construção para personalizar o layout. Os clientes que apreciam cores neutras, desejavam uma área social onde pudessem receber família e amigos com todo o conforto que envolve uma área gourmet. “Para integrar os espaços, abri todas as paredes que fechavam a sala, igualei e revesti o piso com o mesmo quartzo Mont Dorê”, descreve.
Como resultado o ambiente ficou limpo, com alguns detalhes de azul marinho que delimitam a área que seria o terraço. Foi utilizada madeira no revestimento das paredes, acompanhando a mesma lâmina da porta, para aquecer o ambiente. Um painel de cristal incolor colocado entre os ambientes do estar cria uma barreira sem vedar os espaços.
Os revestimentos de piso e parede dos outros setores também foram customizados de acordo com o gosto do cliente. E a iluminação foi muito bem trabalhada, abusando da luz indireta e focos de AR. “Um projeto contemporâneo, limpo, prático e aconchegante com uma luminosidade especial”, resume a designer.
Perfil: Tota Penteado
Naturalidade: paulistana
Formação: design de Interiores, Universidade Anhembi Morumbi (1978) e cursos na IAD (1977), Centro de Atualização Cultural e Escola Panamericana 1978
Tempo de atividade: 38 anos de profissão
Áreas de atuação: arquitetura e interiores
Estilo: contemporâneo, destacado por simplicidade, funcionalidade, linhas retas, tons neutros e peças assinadas
Perfil dos clientes: práticos e objetivos, abertos a novas ideias. Gostam do conforto aliado à praticidade e funcionalidade
Morar bem é: encontrar um lugar que tenha sua identidade, do qual se possa apropriar efetivamente
Bom design é: o que traduz tudo que o cliente imagina e espera com seu estilo, se preocupando sempre com funcionalidade, beleza e bem estar
Luxo é: o simples cuidado e trabalhado
O cliente ideal é: aquele que acredita no profissional e no seu trabalho e participa colocando sua história em todo o contexto
Referências que pautam seus projetos: busco nas viagens que faço
Desafios enfrentados por um arquiteto: quando o cliente procura um arquiteto ou um designer, que é o meu caso, ele já vem com um sonho em mente. Meu maior desafio é ter essa percepção da pretensão do cliente e interpretá-lo, para que seu sonho possa se tornar realidade
Uma obra de arte: tela Narciso, de Caravaggio
Um revestimento: tijolo de demolição
Uma obra de arquitetura: Fallingwater, de Frank Lloyd Wright
Um ícone de São Paulo: Estação Júlio Prestes
Por Silvana Maria Rosso
Fotos Ricardo Breda e Martan Neto
Matéria Publicada em Revista Decorar 94
Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!