Tons neutros deixam o projeto iluminado e conferem destaque para peças de design
Elegância italiana
Projeto aposta em móveis de design importados, ressaltados pela base clara do apartamento
Quando recebeu a proposta de reformar esse novo apartamento de 500 m², localizado em Higienópolis e recém-entregue da construtora, a dupla de arquitetos Olegário de Sá e Gilberto Cioni teve o desafio de projetar um espaço com muito design italiano para um jovem casal e seus dois filhos, que amam viajar e ser anfitriões de jantares com amigos e encontros familiares. Criar uma Itália de bolso, com o que há de mais qualidade e personalidade, era a ideia principal, mantendo uma decoração atual e uma paleta de cores claras.
O projeto seguiu uma linha sóbria quando se pensa em revestimentos – com silestone no piso e tinta na parede – e as grandes janelas, que propiciam muita luz solar, garantiram mais claridade e aconchego, exatamente como o desejado. Nas áreas comuns, os espaços integrados são perfeitos para receber bem, mas ainda contaram com uma solução inteligente e que propicia privacidade quando desejado – a sala de almoço pode ser unida com a de jantar, para abrigar vários convidados, mas quando a família está sozinha, uma porta de correr de espelho tem a capacidade de segregá-las, dividindo o salão em dois. “Se a casa estiver cheia de convidados, a porta de espelho se abre e todos podem se acomodar em ambas mesas e ficarem próximos”, explicam os profissionais, que também se preocuparam muito com a funcionalidade de cada ambiente.
Os tons neutros deixam o apartamento iluminado
e conferem destaque para as peças de design.
Para garantir que a sala de jantar também tivesse um bom tamanho, a dupla eliminou uma varanda lateral previamente existente, nivelando o piso e a integrando ao cômodo.
Esses dois ambientes ainda se conectam com o living e home theater, mobiliados com peças de design importadas da Itália. Uma grande lareira feita em réguas de mármore foi projetada exclusivamente para o home, que recebeu um mobiliário para expor artefatos das viagens da família.
A varanda de 50 m², por sua vez, é extensão da área interna e foi nivelada na mesma altura do living, ampliando ainda mais a área social. “Cobrimos o piso existente, antes cerâmico, com um deck de cumaru (RB Pisos) o que conferiu uma atmosfera de área externa para a varanda”, expõe. Com um ar mais despojado, a área externa também recebeu móveis de design, para seguir a mesma linguagem de todo o apartamento. A exemplo o sofá Brend, assinado por Patrícia Urquiola, ou as poltronas Crinoline, de desenho dramático. Ali, o paisagismo ainda aparece para humanizar o apartamento, com vasos vietnamitas que acomodam espécimes como murta e buchinho. “A mesa de centro tem nichos para receber plantas e foi, a pedido da cliente, desenhada pelo escritório”.
“Apostamos em um apartamento atual com mobiliários italianos e paleta de cores claras”
Gilberto Cioni e Olegário de Sá, arquitetos
Por Marcela Millan
Imagens Lufe Gomes
Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!