Tendência para cozinhas
Ambiente se moderniza e recebe adornos dignos de salas de estar
A cozinha tem ganhado um papel mais social que de serviço. Enquanto o prato é preparado, amigos e familiares se reúnem para colocar o papo em dia. “É importante pensar que, hoje, as cozinhas fazem parte da ala social da casa e são usadas para receber os amigos em um clima mais intimista ou, então, para juntar a família em um bate papo gostoso enquanto a comida fica pronta”, reforça a designer de ambientes Fabiana Visacro.
Diante desse novo contexto, além de iluminação e mobiliários diferenciados, as cozinhas estão ganhando belos adornos que ajudam a personalizar ainda mais esse espaço. “Quadros e livros de receitas, garrafas de vinho, imagens gastronômicas, obras de arte, enfim, tudo isso pode estar presente adornando as cozinhas junto dos equipamentos como batedeira, liquidificador, torradeira e outros. Tudo misturado em grande harmonia”, comenta o arquiteto Luis Fábio Rezende de Araújo.
Pratos com estampas coloridas e criativas também ganham espaços nas paredes das cozinhas. Essas peças, tradicionais na década de 1990, voltaram com tudo e podem remeter às lembranças de viagens ou imprimir o gosto pessoal dos moradores.
Para adornar a cozinha de forma ainda mais contemporânea, a designer de interiores Laura Santos sugere o uso de obras de arte: “Quadros despojados, monocromáticos ou coloridos, dependendo da decoração e da escolha dos materiais na cozinha, são ótimas formas de diferenciar o espaço”.
Ciente dessa nova proposta das cozinhas contemporâneas e das demandas por peças diferenciadas para esse espaço, o artista plástico e designer de interiores Fabrício Carvalho criou uma obra divertida e multifuncional para esse ambiente da casa: “As Tampas Gigantes, feita por uma fina chapa de aço carbono oxidado, é uma peça multifuncional. Além de decorar de maneira única o ambiente serve também como bandeja para servir bebidas e comidas aos convidados”, explica Fabrício.
Neste ambiente, a designer Laura Santos lançou mão de quadros com a temática Paris. Algo, até pouco tempo, pouco usual nesse tipo de espaço.
O arquiteto Luís Fábio Rezende de Araújo enfatiza que o uso de pratos decorativos nas cozinhas voltou com tudo no décor.
O artista plástico e designer Fabrício Carvalho cria obras de arte personalizada para esse ambiente.