Sandra Araújo, a lady do decór
Uma lady
Antes de dar início a um projeto, a arquiteta conhece o cotidiano dos clientes, seus costumes e necessidades, de forma que agrade os moradores.
Com 30 anos de profissão, a arquiteta e designer Sandra Araujo, filha de engenheiro, desde menina acompanhava obras com o pai e já fazia maquetes para as bonecas. “Adoro resultados!”, afirma o motivo de ter escolhido a profissão. Independente, começou a trabalhar no segundo ano de faculdade e logo seguiu carreira a solo. Hoje, a profissional que prefere manter uma equipe enxuta faz questão de detalhar a mão seus projetos.
Antes de dar início a um projeto, a arquiteta conhece o cotidiano dos clientes, seus costumes e necessidades, com o intuito de captar a essência que passará aos espaços, de forma que agrade os moradores. “É importante o cliente saber que ele é único, exclusivo”, diz. E o maior desafio para ela é harmonizar seus pedidos dos com funcionalidade e bom gosto”, conclui aquela que também é conhecida como Lady, em referência à Lady Di e a sua classe e elegância.
Sandra é adepta dos estilos clássico e contemporâneo e conta que o perfil de seus clientes é arrojado. Em suas obras não faltam nunca ladrilho hidráulico, cores e madeiras, como neste projeto apresentado em primeira mão para a revista DECORAR, onde o pórtico amadeirado integra a área social passando aconchego.
Misturar mobiliário rústico e clássico com equilíbrio e elegância é outra marca registrada de Sandra que é possível conferir neste apartamento de 178 m² no Morumbi com reforma idealizada para um casal jovem conviver e receber amigos e familiares, cuja concepção se baseou em integrar os espaços. “Inspirei-me na liberdade de circulação, buscando um mix de vários estilos”, ressalta.
O projeto assinado pela arquiteta conectou o terraço gourmet com home theater e a sala de jantar, ampliando os espaços de convívio. “Foram retiradas as portas da varanda e nivelou-se o piso dando a integração das áreas sociais”, descreve a proposta que também ampliou a cozinha e a suíte e banho do casal. A copa surgiu do antigo dormitório de empregada e o closet ganhou mais espaço com o espaço de um dos antigos quartos.
“A Iluminação é a vida de uma residência”, explica Sandra sobre as escolhas dos lustres que foram inseridos para criar ambientes aconchegantes “mesmo onde havia necessidade de iluminação central”. Os spots embutidos foram colocados em pontos estratégicos de maneira que cumprissem duas funções, iluminar e valorizar a decoração. Mas o intuito maior é que os moradores se sintam a vontade e felizes na nova casa.
Perfil
Naturalidade: paulistana
Formação: arquitetura, Universidade Mogi das Cruzes (1986), e design de interiores, na Escola Panamericana de Artes
Áreas de atuação: arquitetura e design de Interiores
Mostras de que participou: Casa & Arte, Polo Design Show
Prêmios: revista Decorar e Polo Design Center
Estilo: contemporâneo, rústico e elegante
Morar bem é: sentir se a vontade naquele lugar!
Bom design é: conforto e harmonia
Luxo é: sofisticação
O cliente ideal é: aquele que te permite ser arquiteto
Referências que pautam seus projetos: Frank O. Gehry, Oscar Niemeyer, Frank Lloyd Wright
Desafios de um arquiteto: harmonizar pedidos dos clientes com funcionalidade e bom gosto. Surpreender
Um mobiliário: do designer Sergio Rodrigues
Uma obra de arte: quadros do pintor Leonid Afremov
Um revestimento: ladrilho hidráulico
Uma obra de arquitetura: Museu de Arte Contemporânea MAC de Niterói, do arquiteto Oscar Niemeyer
Por Silvana Maria Rosso
Fotos Levi Mendes Jr. e J. Vilhora
Matéria Publicada em Revista Decorar 95
Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!