Refúgio urbano
arquitetura | Studio AG | por Attos Henrique
A Casa GGL realizada pelas arquitetas e sócias do Studio AG, Amanda Castro e Giovana Giosa, tem projeto contemporâneo e recebeu em 2020 o prêmio alemão iF Design Award, na categoria arquitetura residencial
Em meio a copa das árvores, surge a Casa GGL com sua aparência contemporânea, a partir de seu formato retangular com telhado duas águas, que remete às casas tradicionais brasileiras. Localizado no Jardim Paulistano em São Paulo, o projeto foi inserido em um terreno de 450 m², de forma estreita e comprida, tudo pensado para o melhor aproveitamento do espaço.
Em três pavimentos, as arquitetas conseguiram criar um oásis em meio a selva de pedras, com muito conforto, estilo e sofisticação. Um dos maiores destaques do projeto são as fachadas, feitas em perfis metálicos revestidos por Trespa, que é uma placa laminada de alta pressão que possui alta durabilidade.
No térreo, encontra-se toda a área social, como o bar e as salas de estar e jantar, com interiores contemporâneos com móveis de design, como a mesa de jantar assinada por Jader Almeida e as poltronas na cor caramelo de Jorge Zalszupin. Uma empena lateral em concreto aparente, teve uma adega criada a partir da própria concretagem da parede, onde abriga o bar, que era um grande desejo dos moradores que recebem visitas com frequência. A cozinha fica maior na parte do tempo integrada e, em dias de eventos, pode ser isolada por portas camarão que correm por um trilho.
O projeto paisagístico, realizado por Alex Hanazaki, conta com jardins verticais nas laterais, que complementam o paisagismo proveniente das casas vizinhas. Para aproveitar o espaço do recuo obrigatório que seria inutilizado, foi implantada a piscina elevada que corre pela lateral da casa e participa de todos os ambientes do térreo.
No segundo pavimento, encontra-se a área íntima, que possui três suítes e uma sala de tv. Os grandes vãos de janelas fazem com que a luz natural invada os interiores, transmitindo diversas sensações aos moradores ao longo do dia. Para isso, foi trabalhada a ideia de cheios e vazios através de rasgos nas fachadas e em janelas zenitais.
Na cobertura, um espaço de contemplação que faz com que qualquer visitante se sinta em casa. O local é cercado por árvores, com poltronas e vasos com diversas espécies de plantas, como lavandas e uma jabuticabeira.
A fachada da casa recebe revestimento de alta duração e traz o ar de contemporaneidade a partir de sua forma.
A piscina, que percorre o corredor lateral, é integrada com os interiores dos os ambientes do térreo. O verde invade a residência pelas árvores do lado externo e pelo jardim vertical instalado no muro.
A área social da casa é toda integrada. O mobiliário contemporâneo conta com as poltronas roxas e o trio de mesas da Micasa, ao lado do sofá.
A sala de jantar possui uma mesa assinada por Jader Almeida e cadeiras da Micasa. No bar, a adega foi criada durante a concretagem da parede.
O verde faz parte do interior e do exterior da casa.
O lavabo tem características minimalistas e industriais.
Na sala de tv, que também funciona como home office, ganha destaque a partir da marcenaria que recebeu a cor vermelha.
Na suíte do casal os tons claros trazem a sensação de conforto junto do piso em carvalho bianco da Indusparquet.
O banheiro da suíte máster recebe em abundância a luz natural.
Escada de acesso ao rooftop. Na abertura de acesso a cobertura, aberturas permitem a entrada da luz natural.
O rooftop tem poltronas verdes da Nani Chinelatto e mesa de centro da Casual Exteriores.
Sobre o Studio AG
Formadas em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie em 2011, Amanda Castro e Giovana Giosa atuaram em diferentes escritórios no início de suas carreiras. Em meados de 2013, com a oportunidade da construção de uma casa de 2000m², em São Paulo, unificaram suas experiências nesse novo projeto e a partir daí, abriram o escritório Studio AG Arquitetura. Através de uma arquitetura sem excessos, ritmada e com linhas bem traçadas, procuram customizar cada projeto e torna-lo único. Os projetos desenvolvidos estimulam o olhar com diferentes texturas e volumetrias, priorizando a entrada de luz e as vistas.
fotos | Fernando Guerra