Refrescante!
arquitetura | apartamento | Karim Akl | Texto: Marcela Millan
CONFORTO E SIMPLICIDADE ANDAM JUNTOS NO APARTAMENTO DO GUARUJÁ
Gostoso, funcional e com um toque Saint Tropez no décor. Assim o arquiteto Karim Akl resume seu projeto para o apartamento de veraneio localizado no Guarujá, litoral paulista. São 110 m² divididos em ambientes fuidos, idealizados para um casal sofisticado de meia idade que ama viajar e desejava aproveitar ao máximo o clima praiano.
Integrado com jantar e cozinha, o living tem vista da varanda, separada por portas de correr envidraçadas. Seus tons de branco e azul evocam o mar, tanto nos revestimentos quanto no mobiliário – como sofá de linha da Clami ou poltrona Charles Eames, que repousam sobre uma composição de tapetes da by Kamy.
Abaixo, a varanda de 4,5 x 11 m é composta com mobiliário da família. As almofadas fazem parte da coleção Corais, da Cecília Dale.
No detalhe, os objetos decorativos, obras de arte e artefatos do casal compõem uma decoração afetiva.
O imóvel passou por algumas importantes mudanças estruturais, como a eliminação da parede entre estar e cozinha, garantindo maior integração e melhor circulação, ou o extreme makeover de um banheiro que virou bar, para os momentos de confraternização. Três quartos se transformaram em dois – para os anfitriões e seus possíveis hóspedes – maiores e mais confortáveis. E para evidenciar a sensação de amplitude, Akl pensou também em um revestimento único de piso, escolhendo o porcelanato branco para todos os ambientes. Neutro e prático. Mesmo toda a madeira foi pintada de branco, solução que, segundo ele, preza a leveza. Para contrapor e evocar o mar, o projeto trouxe muitos detalhes marcantes em azul, como na lareira restaurada, nos tapetes, nas almofadas e nos objetos.
Iluminado e leve – como todo espaço de veraneio deve ser – o apartamento ganhou assim um décor na imbatível combinação do azul com o branco, e que une mobiliário clássico a outras peças que, garimpadas de viagens dos moradores, trazem um peso histórico.
“Destaque para os pendentes dos quartos, vindos do Marrocos, e a escultura de sereia da suíte do casal. Cada canto da casa tem algo literalmente trazido de memória da família”, aponta Akl, que se especializou em design na escola Parsons de Nova York. “Tudo ali foi arrematado com peças aconchegantes e também de design importante, como a Lounge Chair de Charles Eames”, ele completa. Sem esquecer de falar do indispensável: “Em uma casa de veraneio, é fundamental pensar nos condicionadores de ar. Por isso, todos os ambientes desse apartamento podem ser refrigerados, inclusive a varanda!”. A lareira aparece para aquecer os dias mais frios.
Acima, a suíte do casal tem cortinas de linho e persianas rolô da Shadow Persianas e cabeceira de madeira pintada de branco. Os detalhes em azul trazem o ar praiano para dentro de casa.
Fotos: Marco Antônio