Uma reforma cheia de personalidade!
Cheio de personalidade
Reforma de apartamento é pontuada pela substituição de alguns revestimentos e escolha de mobiliário adequado
Quando o casal de empresários procurou o escritório Cotta Arquitetura e Interiores para a elaboração do projeto de reforma do apartamento de 117 m2, uma das principais solicitações era urgência na execução da obra. Como eles tinham acabado de vender a residência anterior, o prazo para a saída do imóvel era de apenas três meses, tempo que restava para a reforma da nova morada. Segundo as profissionais Carolina Corrêa e Liandra Motta, não havia tempo para intervenções estruturais e também não eram necessárias, pois a configuração dos ambientes atendia perfeitamente às necessidades da família – composta por dois filhos adolescentes.
As primeiras modificações aconteceram no living. Em função da área reservada ao estar e ao home theater ter planta bastante retangular, a solução foi adotar poucos móveis, dispostos de forma estratégica. Na parede principal, existe apenas um sofá confortável e com grandes dimensões e, logo à frente, um rack, executado sob medida.
A superfície que separa os ambientes sociais da área privativa recebeu nichos iluminados por minidicroicas de led que também têm função decorativa. As cores, segundo Liandra, deveriam trazer personalidade, porém de maneira a não se tornarem cansativas no dia a dia. “Sugeri a combinação de nuances de marrom e azul, presentes no sofá, poltrona e também na cômoda bombê abaixo do quadro, cuja arte contemporânea revela os mesmos tons”, diz.
Outra condicionante foi a praticidade. Com base nisso, o projeto integrou a sala de jantar ao estar, mantendo a identidade de cada um. Para aproveitar melhor o espaço, a mesa para cinco pessoas foi posicionada em frente à parede, personalizada com revestimento cimentício. Parte do piso também teve de ser trocada: em vez do original, de cor mais escura, optou-se por porcelanato marfim polido de formato maior.
Além disso, outra preocupação se referiu à iluminação, elaborada a partir de circuitos independentes, com lâmpadas específicas para cada uso, distribuídas de acordo com o layout de cada ambiente.
Com boas dimensões, o terraço também se tornou funcional. Transformado em área gourmet, acomoda churrasqueira, mesa e estofados. Quando aberto se integra à cozinha, o que torna o local propício às recepções.
Apesar das dimensões restritas, o lavabo também pode ser personalizado: recebeu papel de parede florido, que garantiu um clima romântico, jovial e aconchegante ao ambiente, assim como o restante da morada.
Por Nádia Fischer
Fotos Henry Lopes
Matéria Publicada em Revista Decorar 90
Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!