Reforma em apê propõe injetar estilo sem exageros, no conceito luxo contemporâneo cheio de personalidade
Minimalismo cinza
Reforma em apê na capital gaúcha valoriza linhas retas e cores sóbrias para expressar a jovialidade e a sofisticação do morador
Um jovem piloto, solteiro e bem-sucedido sonhava em morar em um ambiente aconchegante, com ares contemporâneos. No entanto, o seu apartamento de 130 m², no bairro Bom Fim, em Porto Alegre, era um imóvel dos anos 1980 que não se encaixava nos seus anseios. Assim, o rapaz encarregou a arquiteta Bibiana Menegaz de repaginar o décor e transformar o apê em um espaço moderno, marcado pelo lifestyle urbano. “O conceito almejado era o luxo contemporâneo, uma atmosfera minimalista. A proposta foi, portanto, injetar estilo sem exageros, com muita personalidade”, explica a profissional.
O proprietário deu liberdade para Bibiana criar o projeto e fazer as modificações necessárias no apartamento. Como o rapaz queria espaço amplo para receber os amigos, uma das primeiras ações foi derrubar a parede da cozinha, de modo a integrá-la ao living e à sala de jantar. Sem divisória, a cozinha ganhou uma ilha, um forro de gesso e um projeto luminotécnico para setorizar os espaços. A ilha e o painel atrás da cozinha ganharam cor escura e textura rústica, que dialogam com a estética urbana do projeto, e as banquetas, com tecido cinza, suavizam o espaço, uma vez que a cor mais clara suaviza o visual.
No living, sofás, poltronas e tapete apresentam diferentes tonalidades de cinza, para que o espaço não pareça carregado e continue acolhedor. O rack preto é completado pelo painel da TV feito com porcelanato que imita madeira – mesmo material utilizado para revestir todo o piso do apartamento, mas para quebrar o padrão visual, o da parede foi aplicado no sentido horizontal.
Na sala de jantar, os tons de cinza se mantêm, especialmente nos quadros do artista Marcio Pontes, dispostos em uma das paredes de maneira bem informal – apoiados diretamente no chão, sem a necessidade de perfurar a alvenaria. No teto, um pendente cloche bouquet dá um charme especial, graças ao seu design moderno e arrojado que está em alta.
“O conceito almejado era o luxo contemporâneo, uma atmosfera minimalista”
Bibiana Menegaz, arquiteta
Na suíte bem iluminada, o décor trabalhado com um armário espelhado garante amplitude ao ambiente. O material se repete no armário do banheiro da suíte, assim como a combinação de madeira, preto e cinza – detalhes que seguem o padrão do restante do apartamento.
Uma bancada branca dá um tom clássico ao banheiro social, que ganhou paredes com revestimento de porcelanato cinza. Para quebrar a hegemonia da cor neutra, o boxe remete ao aconchego com material que imita madeira.
O quarto de hóspedes com home-office ganhou armários cinzas lisos, que contrastam com as paredes revestidas de uma cor mais suave. Assim, o ambiente se torna ideal para trabalhar e também acolher os convidados.
Por Victor Hugo Felix
Imagens Marcelo Donadussi
Matéria Publicada em Revista Decorar 123.
Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!