Os interiores desta casa de três pavimentos e 610 m² foram planejados pela designer de interiores Cibele Petrangelo ainda na planta de arquitetura para atender as necessidades dos futuros moradores. Idealizada em um terreno plano de 700 m² em um condomínio fechado com 12 residências situado na Serra da Cantareira, a casa em alvenaria teve apenas a fachada original preservada, pois o condomínio deveria seguir o mesmo padrão. “Alterei o desenho original para que os ambientes tivessem a identidade dos moradores. A construtora se baseou nele para exutar a obra”, explica.
A profissional, que já havia projetado uma residência anterior na região Norte e o escritório da família, tirou de letra a ambientação. “Como conheço profundamente o gosto dos moradores foi simples atender as expectativas do jovem casal que aprecia boa decoração e gosta de receber com conforto”, conta. “Eles me deixaram a vontade para projetar, apontaram apenas alguns desejos específicos como uma sala espaçosa, uma área gourmet e um local com gazebo com muitas plantas receber os amigos e familiares”, diz ela.
Assim, entre as alterações realizadas nos ambientes pela designer sobre a planta entregue pela construtora, está a ampliação da lateral externa para acomodar o gazebo e também a da sala, que resultou em quatro ambientes espaçosos e integrados, com uma lareira que serve como elemento delimitador entre o living e o ambiente de leitura.
A profissional também previu um grande vão para instalar portas de correr entre a cozinha e a sala de jantar, e o deslocamento de outra porta da cozinha que daria acesso ao lavabo. “Me inspirei no estilo e hábitos da família para fazer um projeto moderno e sofisticado, com a personalidade deles”, resume Cibele, que procurou se basear em revestimentos neutros e ambientes de estilo clean, com acessórios pontuais em cores mais fortes, com destaque para as obras do artista plástico Daniel Bota, com quem trabalhou em conjunto no projeto. “Ele sugeriu a paleta e pintou uma tela vermelha que ganha destaque com a base de tons off-white e fendi do living revestido de marmoglass branco”, conta.
Para finalizar, o projeto luminotécnico que privilegia e dá aconchego a estes espaços integrados teve que ser completamente remanejado em relação aos pontos previstos pela construtora. “Para que houvesse compatibilidade com a automação da casa, um desejo do proprietário, fascinado por tecnologia”.