Neoluxo
Dos rebuscados mobiliários clássicos e kitschs com adorno, pintados e torneados, ao uso do dourado e de cores vivas, e de materiais naturais estão com tudo no mundo da decoração. Mas o design puro e limpo continua em alta. Foi o que apontaram as vitrines de Paris e Londres, e a feira francesa Maison Objet.
1. Quarto com ambientação palaciana da Casa Paradox, de Raseel Gujral, onde o estilo clássico é enfatizado pelo dourado e pelos detalhes. Da coleção Neophile.
2. Em latão polido, linha de pendentes Beat Light, assinada por Tom Dixon.
3. Um autêntico chesterfield em couro com detalhes em capitonê, de Timothy Oulton.
4. O mármore foi torneado e polido para se transformar em mesa. De Timothy Oulton.
5. Pintado à mão, o armário Altdeutsche faz uma ode ao antigo Frankish mobiliário. Criação do Studio Job para a Moooi.
6. Em chapa de alumínio anodizado, perfurado e dobrado, Ball é um pendente gigante com 1,20 m de diâmetro. De Tom Dixon.
7. As linhas clássicas da cômoda estilo Luís XV são anuladas pelo buraco surreal laqueado de azul. Em mogno, bronze e mármore, W(hole) é criação de Ferruccio Laviani para a Fratelli Boffi.
8. Criação da designer Raseel Gujral, a cadeira medalhão Last Super é uma fusão da cultura indiana com a ocidental. Da Casa Paradox.
9. Baú White Star em couro pintado e aço, desenho de Timothy Oulton.
10. Papeleira OMG Day, da linha Illustrati, da Casa Paradox.
11. O resgate dos materiais naturais está em alta, como o couro do assento e do encosto da poltrona Aviator Tom Cat que remete à aerodinâmica do Insptfire, avião usado na Segunda Guerra Mundial. Estruturada em painéis de alumínio rebitado, produzida por Timothy Oulton.
12. A madeira é outro destaque dos lançamentos. A exemplo do armário da nova linha Pactwork da Moooi. Feito em papel colorido, verniz poliuretânico e laminado de madeira, o acabamento dá o tom contemporâneo à peça de traços clássicos. Design do Studio Job.
13. Produzida a partir de gravetos descartados pela própria natureza que são preservados em vigas de vidro acrílico, mesa Stream com pé inoxidável. Da Bleau Nature.
14. Aqui é o tampo de mármore Nero Marquina que compõe com o refinamento dos pés de madeira torneada. Com desenho de Bethan Grey, o destaque é a borda escavada . Da Lapicida.
15. Com design de Eva Craenhals, Ton Televion, em faia e compensado. Da Savo & Pomelina.
16. Assinado por Julie Gasiglia, luminária de mesa da Art&Lux em madeira.
17. O neo luxo no design puro e simples onde a forma se combina à função. Em cerâmica vitrificada, o pendente Juuyo tem o interior adesivado. De Lorenza Bozzoli para a Moooi.
18. Em linhas arredondadas, poltrona Labyrinth em sua nova versão ganha estampa gráfica em cores vivas. Estruturada em madeira e estofada em Dacron, tem desenho do Studio Job para a Moooi.
19. Ergonômica, flexível e robusta, a cadeira Y reflete uma atitude contemporânea de sentar. Moldada em vidro reforçado com nylon é resistente à fadiga e apoia com conforto a coluna. Este modelo tem pés palito de oak.
20. Desenhada por Jonas Jurgaitis, o modelo ops! é um ninho de almofadas que acomoda e embala. Em compensado, espuma e tecido, da Sedes Regia.
21. A transparência das penas naturais, fixadas na cúpula de papel, distribui a luz pelo ambiente com suavidade. Pendende Eos, da Vita Store.
22. Introverso é um sistema de iluminação em fibra de vidro inspirado na imperfeição das coisas. Da Imperfettolab.
(matéria publicada na Revista Decorar 79, em Novembro de 2013)