Para receber bem, projeto tem integração de ambientes e prima pelo conforto
Grande família
Reforma de apartamento garante ambientes de estar integrados e com muitos pontos para receber bem
O living foi montado com tons neutros e o aconchego da madeira presente na divisória e estantes. A cortina ameniza a entrada de sol e o tapete de náilon aquece o piso de porcelanato. Aqui, a dupla de poltronas da Sierra convida ao descanso. Na parede clara fotografia de Juan Esteves.
Ao ver o filho crescer e se mudar para um lar mais próximo da faculdade, o casal discreto e apaixonado passou a achar a casa muito vazia e desnecessariamente grande. Para se adaptar à nova realidade, optaram por adquirir um novo apartamento um pouco mais compacto, que pudesse se tornar mais acolhedor. Seus olhos voltaram-se para o bairro do Tatuapé, onde encontraram um imóvel de 148 m². Por serem amantes de viagem, queriam vários armários e nichos para acomodar e expor seus objetos e memórias, além de uma área reservada para abrigar equipamentos e acessórios de moto, um dos hobbies do casal.
Para rearranjar a planta do apartamento e pensar em uma decoração que transmitisse personalidade, a designer Rosana Cavalheiro assumiu a agradável tarefa. “Pensamos em conforto acima de tudo. Embora o número de pessoas a morar no imóvel seja pequeno, a família é grande, e o casal adora receber”, revela. Por isso o estar é amplo e conectado com a sala de TV por meio de um banco, que mantém boa circulação e pode atender aos dois espaços ao mesmo tempo. Na parte externa, a área gourmet – que pode ser integrada ao estar quando as portas de correr de vidro ficam abertas – também possui diversos assentos para acomodar as visitas.
“Base em tons neutros nos estofados, tapetes e mobiliário; cores somente nos objetos e obras de arte”
Rosana Cavalheiro, arquiteta
Tornar o apartamento fluido e perfeito para receber era um dos desejos, por isso Rosana optou por derrubar uma das paredes próximas à porta de entrada para substituí-la por um painel ripado de madeira, que não impõe uma separação total. “Ainda foi removida parte da parede que antes segregava cozinha e sala de jantar, para embutir porta de correr e criar uma parede de apoio para o buffet de medida generosa”, explica. Outra intervenção foi mudar o lugar da despensa, que passou a ocupar o que seria o dormitório de empregada. O espaço original da despensa, por sua vez, foi todo organizado para abrigar os equipamentos de moto a pedido dos clientes.
Em todo o apartamento obras de arte se espalham, para conferir personalidade e cor. Na sala, o piso é de porcelanato para facilitar a limpeza e manutenção, ao passo que, nos dormitórios, a madeira maciça aquece e proporciona conforto térmico e acústico. O apartamento conta ainda com automação, que engloba iluminação e climatização, além de áudio e vídeo. “No projeto luminotécnico, usamos LEDs dimerizáveis em todos os ambientes, para proporcionar maior economia no consumo de energia sem perder a qualidade na reprodução das cores. Na sala, a iluminação também é embutida com spots e, em seu piso, foram usados microbalizadores para destacar o painel ripado”, finaliza.
Por Marcela Millan
Imagens Martan Neto
Matéria Publicada em Revista Decorar 120.
Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!