Decorar360

Posted on

Na medida

arquitetura | Sidonio Porto | @sidonioportoarquitetura

PARA SIDONIO PORTO, TECNOLOGIA É CONSTRUIR DE FORMA SUSTENTÁVEL.

“O projeto une estética, tecnologia e sustentabilidade”, conta Sidonio Porto, um dos arquitetos responsáveis pela reforma desta casa, localizada no bairro Boaçava, na Zona Oeste de São Paulo. O arquiteto mineiro adota soluções tecnológicas em seus projetos desde 1960. “Busco tecnologias para integrar os conceitos da industrialização da construção desde quando era estudante”, lembra Sidonio. Para ele, tecnologia é construir de forma sustentável visando economia de meios, rentabilidade de materiais e de tempo. Por exemplo, preservar elementos existentes para minimizar resíduos e reduzir a temperatura com ventilação natural e paisagismo. Em parceria com os arquitetos Marcio Porto e Lucia Porto, do escritório Sidonio Porto Arquitetos Associados, a residência de 560 m² foi reformada para atender esses preceitos e os desejos de um jovem casal de executivos e seus dois filhos pequenos.

Os moradores compraram o imóvel usado e deram aos arquitetos a missão de tornar o espaço confortável para a família. “O nosso desafio foi converter uma edificação arquitetonicamente inexpressiva em uma casa acolhedora dentro do orçamento disponível”, explica o arquiteto. Embora a edificação original tenha sido mantida, ocorreram demolições nas áreas internas e externas da casa. “Os excessos de alvenarias e algumas paredes foram retiradas, deixando transparecer a estrutura de concreto e integrando os ambientes”, revela.

O pé-direito duplo da sala de estar, originalmente ocupado por um mezanino, também foi retirado para aumentar a sensação de amplitude interna. O projeto, intitulado Residência Paes de Barros é distribuído em três pavimentos. No térreo estão as áreas sociais e de lazer internas e externas, assim como os espaços de manutenção e serviços. A brinquedoteca, e as suítes dos filhos e dos hóspedes ficam no primeiro andar, enquanto a suíte do casal e o escritório se localizam no segundo.

Na área externa, o uso do laranja acastanhado, do ocre e do marrom destacam os planos da residência promovendo volumetria. O amarelo dá um toque de cor ao ambiente interno, ressaltando o púlpito do patamar da escada de acesso à brinquedoteca e a porta de correr que integra a sala de estar e a cozinha de estilo moderno e clean. Dependendo da ocasião, a peça permite incluir a atividade gastronômica no convívio social.

A sala de estar, assim como o restante da casa, tem pisos da Portobello.

 

O jardim, com projeto de paisagismo de Silvia Eduardo, também se conecta à sala de estar por uma grande porta de correr, que substituiu uma parede com pequenas janelas. A mudança permite que os ambientes se integrem quando desejado ou sejam independentes em dias frios. Também houve a inclusão de janelas amplas de madeira para promover a iluminação e a ventilação natural e oferecer conforto térmico.

Apesar de ter introduzido o computador no seu escritório em 1978, Sidonio Porto continua concebendo seus projetos no papel. “Para mim, o desenho é mais produtivo, porque fazer uma maquete eletrônica exige conhecimento do software e mais tempo.

A cor amarela ressalta o púlpito do patamar da escada de acesso à brinquedoteca e a porta de correr que integra a sala de estar e a cozinha.

 

Quando a porta de correr está aberta, o balcão de mámore da Dimagra integra a cozinha e a sala de estar.

 

Além disso, o custo de produção é mais elevado, uma vez que os programas para desenvolver projetos são caros e a mão de obra precisa ser mais qualificada”, enfatiza.

Porém, o arquiteto de 79 anos acredita que o uso da tecnologia é inevitável e complementar. Sidonio utiliza o celular para tirar fotos das plantas que faz em seu bloquinho e das obras que visita. Também fotografa referências de arquitetura em suas viagens e produtos que vê em feiras. “Hoje os arquitetos mais jovens que trabalham comigo aprimoram meus projetos no computador e depois fazem modificações conforme os pedidos dos clientes. A fusão de recursos torna o processo muito mais rápido e eficaz”, conclui.

 

A cozinha de estilo moderno e clean tem misturadores monocomando da Lorenzetti e armários planejados da Favo Móveis.

 

O projeto de paisagismo do jardim é de Silvia Eduardo.

Texto: Mariane Reghin | @marianereghin

Fotos: Rômulo Fialdini

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.
*
*