Mistura perfeita do clássico com o contemporâneo
design de interiores | Paula Gambier | por Elisangela Peres
Casa de 1.000m² traz a madeira como elemento para aquecer o ambiente monocromático
Uma casa dos anos 60 passou por uma reforma completa assinada pela designer de interiores Paula Gambier. O ambiente traz um mix elegante de estilos que vão do clássico ao contemporâneo, com mistura de diversas décadas na decoração.
Como ponto central em toda a concepção da casa de linhas retas e modernas, Paula utilizou a madeira para aquecer o ambiente monocromático, com predominância dos tons de cinza. O colorido foi dado por elementos em verde, que veio pontuar toda a área social da casa.
A família é composta por um jovem casal, com quatro filhos, que adora receber amigos e fazer festas. “A ideia foi deixar todos os ambientes integrados e amplos, mas, ao mesmo tempo, com espaços que proporcionem a intimidade da família”, conta Paula Gambier, que está em seu segundo projeto para este cliente.
A confortável residência chama atenção pelas grandes janelas que permitem a entrada de luz natural. A transparência promove a interação do interior com o exterior, valorizando cada espaço da casa.
Paula ressalta que os projetos modernos precisam ter aconchego. “Eu sempre me bombardeio de informações e na hora que pego uma tela em branco para criar, as ideias surgem, mas, o que não pode faltar é a identidade de cada cliente. Cada canto tem que ter uma história”, conclui a designer de interiores.
O living principal fica no centro da casa. Através dos brises de madeira, que podem ser abertos ou fechados, é possível enxergar as áreas gourmet e de lazer. O tijolo da fachada foi usado na lareira. O cimento queimado é da DeFragoso.
O lustre, parte do acervo da família, foi alinhado com a mesa de centro, e contrasta com a linda tela do artista Solferini, que se torna uma vedete no ambiente.
O tapete preto e branco, vintage, e a poltrona Oscar Niemeyer deixam o espaço cenográfico.
O living gourmet é dividido pelos brises, que podem ser totalmente abertos ou fechados. Os tons de cinza contrastam com a madeira e o verde da área externa. Todo o cimento queimado da casa foi feito pela DeFragoso. As poltronas são da Artefacto. Os sofás e mesa lateral são da DPOT. O piso é da Mosarte. As janelas são de correr e, quando estão abertas, o ambiente se transforma em uma grande varanda.
A área Gourmet é o espaço preferido e mais usado pela família, que adora receber amigos, fazer festas, cozinhar e promover churrascos. O ambiente conta com churrasqueira, coifa, geladeira Gorenje, cervejeiras, e adega, tudo embutido nos armários. O balcão, feito com madeira de demolição, tem 3,5m e possui cadeiras Bertoia para que as pessoas fiquem ao redor enquanto conversam e degustam saborosos pratos. A marcenaria da área gourmet é da Florense e o madeiramento é da Andorra. O ambiente possui uma grande mesa de jantar, com 10 lugares e um lustre da Item.
A mistura de peças antigas, de várias décadas, com objetos contemporâneos, está presente em toda a decoração da casa. Embaixo da escada, com guarda-corpo de vidro, um quadro cusquenho, da Arte Universale, que fazia parte do acervo da família, junto com o móvel antigo da By Kamy, deixam a passagem para a sala de jantar muito elegante. O jasmim-manga, que funciona como uma espécie de escultura devido aos seus galhos, compõe o ambiente.
O home íntimo possui grandes janelas que proporcionam a entrada de luz natural, uma excelente ventilação e vista para a copa das árvores. Os vidros se abrem totalmente e o espaço possui, também, guarda-corpo de vidro. As persianas, comercializadas pela Luri, são blackout automáticas, assim é possível obter imagens de cinema na televisão durante o dia. Uma lareira foi instalada para o conforto nas estações mais frias.
A copa sofisticada foi criada para proporcionar um espaço mais íntimo para refeições nos momentos de festas na área gourmet. Todo o ambiente foi revestido em madeira, que camufla as 4 portas que vão para os demais locais da casa, além de duas portas de armário.
Um grande aparador de apoio para café da manhã e almoço foi colocado em busca de praticidade no serviço das refeições. A mesa Saarinen é de mármore preto, Nero Portoro, e as cadeiras em couro verde são da DPOT.
Apesar da família não trabalhar muito em casa, o ambiente foi criado, logo na entrada, para reuniões e trabalhos pontuais. As janelas grandes, da Master Serralheria, trazem luz e o verde para dentro do ambiente. Uma mesa grande de jantar foi colocada no escritório e traz imponência para o espaço. Uma estante de livros, feita em gesso e cimento queimado, compõe o ambiente. A fotografia emoldurada foi feita por Paula Gambier, quando a design de interiores viajou para Algarve – Portugal.
A cozinha une beleza, praticidade e funcionalidade. As janelas em fita, muito utilizadas na década de 60, dão charme ao ambiente. Sua vista é para o muro da lateral do corredor de serviço, que foi coberto por plantas, que traz o verde para dentro da cozinha. Os armários em vidro e em madeira, da Florense, compõem o ambiente.
O amplo quarto do casal ganhou um toque especial com peças antigas que faziam parte do acervo da família. A cômoda, pintada nas cores ouro envelhecido com cinza chumbo, recebeu um estiloso abajur do antiquário Treviso. Os quadrados trazem o ar de cabeceira, com luz indireta, na cama contemporânea da Artefacto. Além da iluminação cênica, o espaço recebe luz proveniente da varanda.
O ambiente foi composto por um tapete Persa Ziegler, do acervo da família, que deu aconchego em cima do piso ebanizado. Completa o ambiente, a icônica poltrona Mole, de Sérgio Rodrigues, na cor caramelo.
A ideia foi criar um banheiro grande para o casal, com cubas individuais e isolamento do vaso sanitário. Os metais são Deca, comercializados pela Obra Fácil e as bancadas são da Florense. A banheira e o chuveiro foram integrados, com uma porta do box única, de correr. Os puxadores de metal são da Master Serralheria.
Paula Gambier se divertiu ao criar o quarto das crianças. O ambiente foi pensado para ser multiuso: dormir, estudar e brincar. Para dar um aconchego, a designer de interiores se inspirou em uma cabana ao criar o brise em volta das camas.
A pintura divertida, da J. Brandão, mistura personagens e elementos que as crianças mais gostam.
O lavabo, revestido em madeira, tem decoração dramática com luz cênica. A cuba, vaso sanitário e louças assinados por Jader Almeida, tem design contemporâneo . Já o espelho e o tapete, clássicos. As arandelas fazem parte do acervo da família. O biombo retrô dá ainda mais requinte ao ambiente.
A área de lazer é um dos espaços preferidos por Paula Gambier. Localizada nos fundos da casa, o ambiente é todo integrado, com verde pontuado de maneira correta. A lateral da piscina, toda revestida por Palimanan, conta com SPA com Jacuzzi. Nos dias de festas é possível fechar a piscina com uma cobertura automática. O paisagismo é da Terra Fofa, as espreguiçadeiras são da Saccaro e as poltronas, localizadas no canto direito, são da Tidelli.
A iluminação cênica segue por toda a arquitetura da casa, incluindo o volume paisagístico. Na construção da fachada, a única que se manteve do projeto original da casa, janelas de correr com esquadrias de alumínio, da Durval, que quando abertas, mostram os guarda-corpos de vidro e ilumina todo o pavimento superior da residência.
Um espaço aconchegante para apreciar a vista da piscina e toda a área de lazer. A poltrona da Artefacto, que fazia parte do acervo da família, foi revestida pela Bela Arte com tecido Sunbrella. A cadeira, do Fernando Jaeger, complementa o ambiente.
A fachada com linhas retas, possui esquadrias de ferro, na cor chocolate fosco, e vidro. A porta grande, sem divisão, da Master Serralheira, com puxador de madeira da designer Mônica Cintra, para aquecer o ferro, chama atenção na entrada da casa.
Sobre Paula Gambier
Design de Interiores, Paula Gambier também estudou desenho técnico, moda e perspectiva. Nascida na capital paulista, é apaixonada por decoração e desenho desde a infância. Em seus projetos, Paula trabalha com um mix elegante de estilos, que vão do clássico ao contemporâneo, concebidos de forma harmoniosa, criativa e funcional, com o objetivo de criar ambientes que aliem beleza, sofisticação, praticidade e conforto. Há mais de 20 anos no comando do escritório que leva seu nome, a designer preza por uma relação interativa com seus clientes, buscando conhecer o universo, expectativas e anseios de cada um deles, como forma de traduzi-los em ambientes únicos.
fotos | Celina Germer