Decorar360

Posted on

Mesma planta, projetos originais

design de interiores | Luiz Renato Machado | por Elisangela Peres

 

Apartamentos de 190m², no Brooklin, em São Paulo, mostram a versatilidade do arquiteto Luis Renato Machado

 

Como é possível deixar o projeto com a personalidade do cliente, mesmo com plantas iguais? O arquiteto Luis Renato Machado respondeu essa pergunta com a entrega de dois charmosos apartamentos na Zona Sul de São Paulo.

 

As famílias têm o mesmo tamanho: um casal com dois filhos, porém os gostos são completamente diferentes. Um dos apartamentos tem o visual mais clean e contemporâneo, o outro, um estilo rústico e urbano. “Eu gosto de ouvir e traduzir os gostos dos meus clientes e isso define o estilo do meu trabalho”, diz o arquiteto. 

 

Branco era a maior paixão da proprietária de um dos apartamentos. Luis Renato seguiu à risca o briefing e utilizou tons neutros para que o branco se destacasse. O projeto encanta pela suntuosidade.

 

Os traços próprios, o aconchego, o uso da madeira de demolição e a rusticidade seduzem no segundo projeto. “Espaço não é dimensão, é sensação. E a sensação não é só o que a luz e a cor trazem. O espaço tem que trazer a história! Arquitetura é o baú com a sua história e eu, como arquiteto, tenho que traduzir esse baú no espaço”, conclui Luis Renato Machado.

 

Todo o ambiente foi integrado com a cor branca e tons neutros: sofás, buffets simétricos e mesa de jantar com cadeiras em couro. O arquiteto deu alguns pontos de cor com as poltronas em azul marinho, tapete e almofadas. Cada buffet suspenso tem seu espelho bronze, ampliando ainda mais o local. Na mesa de centro, uma lareira ecológica, que foi desenhada exclusivamente para esse espaço.

 

O projeto uniu as salas de estar, jantar e varanda com lounge e churrasqueira. O piso foi feito com porcelanato em tom cimento queimado. A lareira ecológica suspensa deixa o ambiente aconchegante e convidativo para os dias frios. As poltronas Barcelona eram do acervo da família. O sofá, aparador e mesa de jantar são da Dunelli. A família adora música e o piano branco ganhou um espaço especial, que foi separado da sala de jantar por um biombo da Mentha.

 

O banco Dunelli foi posicionado em frente ao piano, como área de assento para a plateia de quem estiver tocando. A esquerda, um jardim vertical natural, que estava na lista de desejo dos proprietários.

 

Sala de jantar predominantemente branca. Mesa com base em madeira e laca, tampo sobreposto em vidro branco. As cadeiras, que fazem parte do acervo da família, ganharam novo estofado em couro. A luminária se destaca no ambiente, mesclando seu design e seus tons com a escultura em dourado ao fundo.

 

O painel em madeira de demolição entre cozinha e sala de jantar dá um toque rústico ao ambiente. Doze luminárias individuais pontuadas sobre a mesa compõem o conjunto da iluminação. A mesa de jantar com laca cinza na base e no tampo com um vidro sobreposto, é da Dunelli. As cadeiras ‘Tulipa’ – Saarinen vieram do antigo apartamento da família. O espaço tem um charme especial com o painel vazado, que cria um anteparo para o piano na varanda.

 

O branco também predomina na varanda, com mesa laqueada com tampo em resina, cadeiras laqueadas com assento em palha. Ao fundo, armários com frentes das gavetas em vidro branco.  À direita da foto, um nicho para cafeteira e vão da cervejeira alinhados com o pilar. Para garantir esse alinhamento embutindo os eletrodomésticos, as profundidades ‘invadem’ um armário falso dentro da cozinha.

 

O piso em ladrilho hidráulico era um dos desejos da proprietária do imóvel. Ele forma um tapete para a mesa Saarinen da churrasqueira, com tampo em mármore Nero Marquina. Cadeiras em madeira natural com assento em palha formam na mesa o mesmo contraste entre pedra preta e madeira clara da churrasqueira.  Destaque para o carrinho-bar, em metal preto e madeira, complementando o mesmo contraste dos demais itens.

 

A porta e janela com mureta, que dividiam cozinha e varanda, foram eliminadas para integração dos ambientes, unindo churrasqueira e fogão na mesma bancada, que ficou com 7,40 metros. Também foi deslocada a porta da área de serviço para a parede da despensa, atrás da cozinha. O arquiteto precisou mudar o quadro de luz do lugar para fazer a alteração de acesso à área de serviço. Todos os armários com portas e gavetas em vidro branco são da Casa 46. A bancada em Quartzo branco é da Pedra de Esquina.

 

A churrasqueira na varanda manteve o layout original do apto, com porta separando os ambientes. A bancada, em granito Preto São Gabriel, era padrão da construtora. Como foi mantida, o arquiteto aproveitou para criar a faixa ao meio no mesmo granito. Toda a marcenaria, em MDF amadeirado ripado, é da Edy Planejados.

 

Cozinha provençal em laca tom verde celadon, da Edy Planejados. As bancadas, em quartzo cinza, foram adquiridas na personalização do imóvel com a construtora.

 

Os eletrodomésticos foram embutidos no armário. Para completar o ambiente, uma mesa com cadeiras e banco para refeições rápidas.

 

Elegância e conforto da varanda, combinados com o verde natural do jardim vertical. Poltrona Barcelona, do acervo da família, e tamborete da Lardeco Gifts Ideas.

 

Ao fundo da varanda, a parede em tom escuro contrasta com o branco no quadro e no móvel da adega, desenhado sob medida. A parede do painel da TV laqueado, da Edy Planejados, recebeu uma discreta textura ‘efeito concreto’ em tom palha.

 

O verde natural do jardim vertical, ao fundo da varanda, cria o cenário para o lounge de poltronas. A irrigação das plantas é automática, controlada por aplicativo. O móvel da TV em laca cinza é emoldurado pela textura ‘efeito concreto’ acima e abaixo do painel. Tudo em harmonia com o piso porcelanato em tom de cimento queimado.

 

Destaque para os buffets em simetria, cuja volumetria inspirou o desenho do rack, também suspenso. Todos são da Casa 46, com MDF em tom castanho, com frentes de portas, gavetas e painel da TV em laca branca. Os espelhos bronze sobre os buffets também estão presentes no armário roupeiro ao fim do corredor, ampliando mais ainda todo o espaço.

 

Logo em primeiro plano, o aparador da Dunelli na sala de jantar e a visão do Home da Edy Planejados, com rack em MDF com tom de aço corten, painel em laca cinza sobre a parede em textura de efeito concreto, repetida também na viga. Como a família tem o hábito de tomar vinhos, cafés e chás, o arquiteto criou, para a ala íntima, um móvel em laca azul, feito pela Edy Planejados, com vão para adega, nicho para cafeteira e vitrine das bebidas.

 

Sobre Luis Renato Machado | @luisrenatomachado

 

Arquiteto mineiro de Uberlândia, graduado em 1993 pela UNESP-Bauru e radicado em S.Paulo há 26 anos. Iniciou sua carreira em 1994, trabalhando com projeto luminotécnico na Al. Gabriel e, em menos de um ano, abriu seu primeiro escritório. Em 1998, foi convidado a atuar como designer de mobiliário, atendendo às lojas de móveis nas principais capitais do país. Voltou para o trabalho como Arquiteto em projeto e execução em 2001 e, após algumas parcerias, abriu seu novo escritório em “carreira-solo” e, desde 2005, vem atuando em projetos residenciais e comerciais, com trabalhos na Grande São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal.

 

fotos | Henrique Ribeiro

Deixe um comentário

Your email address will not be published.
*
*