Léo Shehtman, sinônimo de glamour e ousadia
É impossível falar de Léo Shehtman sem deixar de citar a ousadia e glamour de suas obras, aliadas ao seu bom humor contagiante. Filho de arquiteto e construtor, passou a adolescência projetando seu futuro na área médica. Ao ingressar na faculdade de medicina, no entanto, seis meses foram suficientes para perceber que o bisturi deveria ser trocado pela prancheta, para orgulho do seu pai.
Para ele, a vida de qualquer ser humano é permeada por três fatores: garra, talento e sorte. O primeiro, sem dúvida, diz ter de sobra. Já o segundo, prefere deixar a critério dos amigos e clientes tal julgamento. Porém, confessa que o último pode mudar a carreira de qualquer profissional. Talvez essa condição tenha feito a diferença em sua trajetória, quando no início dos anos de 1980, ainda recém-formado, viu um de seus projetos se tornar capa de uma importante revista de decoração. Na época foi considerado um profissional à frente do seu tempo. Característica marcante, mantida a cada nova edição da Casa Cor-SP. Por isso seus ambientes são sempre tão aguardados, tendo em vista que sempre revelam algo novo no jeito de habitar.
O que se sabe é que desde sua estreia triunfante, Léo não parou mais. Prova é que atualmente possui mais de 40 obras em andamento, entre Brasil e exterior. Aliás, seu portfólio é recheado de clientes ilustres como Cláudia Raia, Edson Celulari, Gugu Liberato ,Tony Ramos e Bruno Gagliasso. Para cada qual diz ter interpretado projetos como únicos. “Minha função é orientar, nunca definir. Todas as escolhas são pautadas no estilo de vida do cliente”, diz.
Em seus ambientes, peças de design contemporâneo convivem bem com elementos clássicos. E mais, repletos de conforto e baseados em histórias pessoais. Este apartamento no Campo Belo ilustra esse jeito único do arquiteto reinventar os espaços. Com 315 m2, o imóvel novo passou por adequações no layout para melhor atender ao perfil do proprietário, um empresário separado e com dois filhos. Não foram muitas as intervenções, apenas bastou um reposicionamento de algumas portas, ganhando espaço para o atual banheiro.
O living reúne home theater, jantar e estar, todos integrados e delimitados apenas pelo mobiliário e por tapetes. O ambiente evidencia a proposta de mescla de peças conceituais e contemporâneas a outras mais clássicas. Para arrematar, no projeto luminotécnico explorou luminárias embutidas de face quadrada, que proporcionaram maior leveza visual. Tudo muito bem dosado, conforme as preferências do morador.
O proprietário desejava algo inusitado. Léo interpretou criando um espaço gráfico e movimentado.
Perfil
Léo Shehtman
Ele é arquiteto de estrelas globais como Bruno Gagliasso, Cláudia Raia e Gugu Liberato. Com 11 colaboradores em seu escritório, atualmente o arquiteto está tocando 40 projetos, entre Brasil e exterior.
Naturalidade: São Paulo
Formação: graduação em arquitetura e urbanismo (1984), na Universidade Braz Cubas
Tempo de atividade: 34 anos
Áreas de atuação: arquitetura de interiores
Regiões em que atua: centro e sul
Perfil dos clientes: cada um possui uma característica e um perfil diferente
Estilo: contemporâneo
Morar bem é: sentir-se confortável
Bom design é: elegância
Luxo é: simplicidade
O cliente ideal é: aquele que sabe o que quer
Referências que pautam seus projetos: praticidade e inovação
Quatro características que definem seu estilo: modernidade, funcionalidade, valorização do design e praticidade
Um mobiliário: o contemporâneo
Uma obra de arte: todas do Vik Muniz
Um revestimento: concreto aparente
Uma obra de arquitetura: MASP
Um ícone de São Paulo: Mercado Municipal
Rafael Lira 07/12/2020 at 10:44 pm
Sempre que posso passo aqui nas suas publicações,
conteúdo muito bom e direto. Parabéns !! abraços de toda
a equipe do http://www.fatosefatos.com