Decorar360

Posted on

Léo Shehtman, sinônimo de glamour e ousadia

Léo Shehtman
Léo Shehtman

É impossível falar de Léo Shehtman sem deixar de citar a ousadia e glamour de suas obras, aliadas ao seu bom humor contagiante. Filho de arquiteto e construtor, passou a adolescência projetando seu futuro na área médica. Ao ingressar na faculdade de medicina, no entanto, seis meses foram suficientes para perceber que o bisturi deveria ser trocado pela prancheta, para orgulho do seu pai.

Para ele, a vida de qualquer ser humano é permeada por três fatores: garra, talento e sorte. O primeiro, sem dúvida, diz ter de sobra. Já o segundo, prefere deixar a critério dos amigos e clientes tal julgamento. Porém, confessa que o último pode mudar a carreira de qualquer profissional. Talvez essa condição tenha feito a diferença em sua trajetória, quando no início dos anos de 1980, ainda recém-formado, viu um de seus projetos se tornar capa de uma importante revista de decoração. Na época foi considerado um profissional à frente do seu tempo. Característica marcante, mantida a cada nova edição da Casa Cor-SP. Por isso seus ambientes são sempre tão aguardados, tendo em vista que sempre revelam algo novo no jeito de habitar.

O que se sabe é que desde sua estreia triunfante, Léo não parou mais. Prova é que atualmente possui mais de 40 obras em andamento, entre Brasil e exterior. Aliás, seu portfólio é recheado de clientes ilustres como Cláudia Raia, Edson Celulari, Gugu Liberato ,Tony Ramos e Bruno Gagliasso. Para cada qual diz ter interpretado projetos como únicos. “Minha função é orientar, nunca definir. Todas as escolhas são pautadas no estilo de vida do cliente”, diz.

Curvilíneas e prateadas, as poltronas Kimono da Crafactor são o destaque do living integrado. Elas acompanham a mesa com pernas de corda e tampo de vidro, conferindo ao ambiente inovação e um tom futurista. O toque de cor provem do tapete azul, onde se destacam a mesa de centro e o banco Cappellini Orgone, em design orgânico.
Curvilíneas e prateadas, as poltronas Kimono da Crafactor são o destaque do living integrado. Elas acompanham a mesa com pernas de corda e tampo de vidro, conferindo ao ambiente inovação e um tom futurista. O toque de cor provem do tapete azul, onde se destacam a mesa de centro e o banco Cappellini Orgone, em design orgânico.
O estar que também funciona como home theater é pura elegância. Os estofados em capitonê são o modelo Windsor, assinado por Manzoni e Tapinassi para a Arketipo. Neste mesmo ambiente, a cor é destacada pela cadeira vermelha de corda, um clássico dos irmãos Campana. O papel de parede (Jeffrey Michaels) estampado segue o ton sur ton grafite e cinza, com a chaise longue.
A área de jantar é definida por belas peças de design como a mesa Spyder e as cadeiras Magda, acompanhadas pelo aparador, todos da Cattelan. Repare que o lustre em linhas clássicas da Scatto quebram com a modernidade das outras peças.

Em seus ambientes, peças de design contemporâneo convivem bem com elementos clássicos. E mais, repletos de conforto e baseados em histórias pessoais. Este apartamento no Campo Belo ilustra esse jeito único do arquiteto reinventar os espaços. Com 315 m2, o imóvel novo passou por adequações no layout para melhor atender ao perfil do proprietário, um empresário separado e com dois filhos. Não foram muitas as intervenções, apenas bastou um reposicionamento de algumas portas, ganhando espaço para o atual banheiro.

O living reúne home theater, jantar e estar, todos integrados e delimitados apenas pelo mobiliário e por tapetes. O ambiente evidencia a proposta de mescla de peças conceituais e contemporâneas a outras mais clássicas. Para arrematar, no projeto luminotécnico explorou luminárias embutidas de face quadrada, que proporcionaram maior leveza visual. Tudo muito bem dosado, conforme as preferências do morador.

No espaço de refeições, um dos destaques é o conjunto de mesa e cadeiras da Vitra (Micasa). Sobre elas, pendente da Scatto.
O ambiente gourmet acompanha a linha estilística do apartamento. A parede da churrasqueira recebeu grafismos coloridos e pastilhas em aço inox.

O proprietário desejava algo inusitado. Léo interpretou criando um espaço gráfico e movimentado.

Perfil

Léo Shehtman

Ele é arquiteto de estrelas globais como Bruno Gagliasso, Cláudia Raia e Gugu Liberato. Com 11 colaboradores em seu escritório, atualmente o arquiteto está tocando 40 projetos, entre Brasil e exterior.

Naturalidade: São Paulo

Formação: graduação em arquitetura e urbanismo (1984), na Universidade Braz Cubas

Tempo de atividade: 34 anos

Áreas de atuação: arquitetura de interiores

Regiões em que atua: centro e sul

Perfil dos clientes: cada um possui uma característica e um perfil diferente

Estilo: contemporâneo

Morar bem é: sentir-se confortável

Bom design é: elegância

Luxo é: simplicidade

O cliente ideal é: aquele que sabe o que quer

Referências que pautam seus projetos: praticidade e inovação

Quatro características que definem seu estilo: modernidade, funcionalidade, valorização do design e praticidade

Um mobiliário: o contemporâneo

Uma obra de arte: todas do Vik Muniz

Um revestimento: concreto aparente

Uma obra de arquitetura: MASP

Um ícone de São Paulo: Mercado Municipal

One thought on “Léo Shehtman, sinônimo de glamour e ousadia”

Rafael Lira 07/12/2020 at 10:44 pm

Sempre que posso passo aqui nas suas publicações,
conteúdo muito bom e direto. Parabéns !! abraços de toda
a equipe do http://www.fatosefatos.com

Reply

Deixe um comentário

Your email address will not be published.
*
*