Decorar360

Posted on

Inspirado em um loft industrial, estética contemplou a praticidade

Estética Funcional

Inspirado em um loft industrial, Pedro Bazani elaborou o projeto de interiores pensando na praticidade

 

Na área social integrada, a escadaria amarela se destaca na parede de cimento queimado e piso de madeira (Paupau). Sobre o aparador de Sergio Fahrer a fotografia de Tomie Viegas (Arte Propria). A mesa de jantar que se conecta à bancada da cozinha faz jogo com cadeiras de madeira e estofado. 

A família, composta por um casal, ela, advogada e ele, empresário, com um filho pequeno, desejava que o apartamento adquirido em planta de 185 m², com dois pavimentos, fosse prático e funcional, sem, é claro, perder a estética. Espaços para brincar, em que a decoração pudesse ser movida pelo pequeno, também foram solicitados.

 

O arquiteto Pedro Bazani, incumbido de transformar o projeto original nos sonhos dos clientes, interferiu nos espaços antes da construção. “O projeto original da construtora continha duas varandas, ambas voltadas para a área gourmet. Achávamos que seria um desperdício usar dois espaços para a mesma atividade”, alega o profissional, que decidiu mudar um desses ambientes e transformá-lo em uma sala de televisão, integrando-a ao estar. “O desafio foi anular todos esses pontos para adaptar uma área até então externa em interna, escondendo, por exemplo, a churrasqueira, entre outros elementos”.

 

1e2
Detalhes criativos sobressaem-se na base acinzentada e urbana, no projeto do arquiteto Pedro Bazani.

 

Inspirado pela ideia de um loft industrial, Pedro manteve as paredes de cimento queimado, que contrastam com o piso de madeira. “Os ambientes são mais abertos e simples. Dessa forma, caso os clientes optassem por fazer alguma alteração futura no projeto, eles seriam capazes de fazer essas mudanças, juntamente com um profissional, para atender às suas novas necessidades”, destaca Pedro.

 

“Eu me inspirei principalmente na ideia de um loft, com um ambiente mais aberto e simples”

Pedro Bazani, arquiteto

 

loft 4
Os tons são sóbrios e se estendem para o mobiliário de design assinado. O décor é pensado para ser atemporal e é composto pelo sofá (Oppa) e mesa de centro dos clientes. O piso de madeira é aquecido pelo tapete (by Kamy).

 

O living é integrado ao jantar e ganhou tons sóbrios, que abrem espaço para eventuais pontos de cor – como a escada em um tom de amarelo vibrante, cheio de personalidade. Ela conduz ao segundo pavimento, onde se encontram os dormitórios e uma brinquedoteca. A marcenaria foi completada por móveis com formas sinuosas que se destacam, assinatura típica dos irmãos Fahrer. Telas sobrepostas ou que evocam a pop-art conferem graça ao projeto. Na área externa, por sua vez, o espaço gourmet foi agora reduzido. O paisagismo ficou por conta de Paula Tsuyama.

 

Para o luminotécnico, o profissional pensou em três nichos diferentes, com luz geral, pontual e balizadores informais. “Dividimos a casa em diversas situações e cenas, como, por exemplo, uma luz específica para a brinquedoteca do filho, outra para assistir TV, outra para cozinhar. Investimos também em um projeto luminotécnico voltado para a área de leitura e para os quartos, pensando em algo mais intimista e aconchegante. Por fim, na área externa investimos em uma iluminação mais pontual para receber os amigos e a família”, aponta.

 

loft 5
No pavimento superior, home theater feito em marcenaria (Decorcity). Grandes almofadas no chão trazem conforto e descontraem o ambiente.

 

 

 

Por Marcela Millan
Imagens Marco Antonio  

Matéria Publicada em Revista Decorar 114.

 

Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!

clique aqui!

ou aqui!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.
*
*