O olhar visionário do designer Francisco Calio
Em nome do novo design
O olhar visionário do designer Francisco Calio
Desde criança Francisco Calio já mostrava a vocação para artes, com suas pinturas elogiadas por todos. A família de origem italiana, sediada em São José do Rio Preto, possuía uma fábrica de móveis, por onde Calio transitou uma parte de sua vida.
Ele chegou a prestar vestibular para arquitetura; no entanto, cursou a segunda opção que era psicologia. E não teve jeito, o design estava no sangue. Depois de formado, trabalhando já na área aprofundou seus conhecimentos em um curso de design de interiores e não parou mais.
Sensível, Calio tem o dom de captar o que ainda está por vir, traduzindo vidas em cores e formas inovadoras. Os primeiros projetos foram encomendados por amigos e familiares.
Com o sucesso, suas ideias visionárias passaram a ser expostas tanto em mostras quanto em páginas de revistas, atraindo de anônimos a famosos como Pelé e Silvio Santos. “São clientes que buscam um novo design, pessoas que têm de 21 a 70 anos”, descreve o perfil da clientela.
Designer consagrado com 30 anos de carreira, entre várias premiações recebidas, em 2013, Calio venceu o Prêmio Deca – Um Sonho de Banheiro, almejado por boa parte dos profissionais do setor.
Seus louros resultam da receita simplicidade, ergonomia e conforto que para Calio tem sido infalível, como pode ser conferida nesta casa de 600 m2 na Serra da Cantareira com arquitetura e interiores assinados por seu escritório.
Adepto do estilo minimalista e fã do design e de cores, o jovem casal buscava qualidade de vida junto à natureza. O terreno em declive está localizado em um condomínio onde o verde impera. A solução arquitetônica distribuiu a casa em três pavimentos com a maior parte dos ambientes voltados para a mata.
A área social que engloba estar com lareira, área gourmet e cozinha tem pé-direto duplo e se relaciona com o entorno por meio de imensas portas envidraçadas de correr. Em dias quentes e festivos, a varanda contemplada por espelho d’ água e piscina refresca o interior. Já no inverno, basta fechá-las e acender a lareira que estofados convidam para a introspecção.
Tons de cinza e preto aplicados como base em mobiliário e revestimentos destacam uma poltrona roxa e o pufe turquesa desenhos por ele. A prateleira amarela na cozinha também quebra com a constância cromática e cria um novo foco de interesse.
Revestidas de pastilhas no mesmo tom que a poltrona do estar, o espelho d’ água/piscina compõe com espreguiçadeiras azuis que arrematam o lazer transmitindo muita paz e tranquilidade.
Perfil
Naturalidade: paulista
Formação: psicologia na UNG (1985) e design de interiores na OPA
Tempo de atividade: 30 anos
Áreas de atuação: residencial e comercial
Regiões onde se localiza a maior parte de seus projetos: São Paulo
Perfil dos clientes: pessoas de 21 a 70 anos que buscam um novo design
Número de colaboradores do escritório: 15 colaboradores
Mostras que participou: Artefacto e Casa Cor
Estilo: contemporâneo, caracterizado por simetria, linhas retas, cartela diferenciada de cores e volumetria
Cores: turquesa, cinza e preto
Morar bem é: conforto
Bom design é: ergonomia
Luxo é: simplicidade
O cliente ideal é: aquele que contrata e confia no seu trabalho
Referências que pautam seus projetos: estilo diferenciado e arrojado
Um mobiliário: o de Marcel Wanders
Uma obra de arte: a de Tomie Ohtake
Materiais: mármore, madeira e aço
Uma obra de arquitetura: MASP, da arquiteta Lina Bo Bardi
Um ícone de São Paulo: o decorador Aurélio Martinez Flores
Por Silvana Maria Rosso
Fotos: Levi Mandes Jr. e Raphael Briest
Matéria Publicada em Revista Decorar 96
Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!