Decorar360

Posted on

Feito à mão. Com esse conceito, Samia Testa tece seus projetos como se fossem únicos.

Samia Sarayedine Testa é unanimidade. Não tem quem não goste desta arquiteta que vibra a cada projeto entregue como se fosse o primeiro. E a melhor prova está aqui: este apartamento de 250 m², na Aclimação, em São Paulo, o quarto projeto realizado para a família – um casal de executivos com um filho e dois cachorros – que decidiu trocar a cobertura de 500 m² por um imóvel com a metade do tamanho. “Já projetei apartamento, casa de praia e escritório para eles”, lembra.

Acima, Samia Sarayedine Testa na sala de jantar, com a mesa Saarinen, um clássico do design que ela admira. Na página seguinte, repare na integração dos ambientes.

O desafio foi grande. Não que 250 m² seja pouco espaço para a família, mas a dinâmica e o estilo de vida dos moradores, acostumados a ambientes extremamente generosos, pediam soluções criativas para otimizar ao máximo a planta do imóvel. Por isso, a arquiteta dá muito valor ao anteprojeto, que deve estar atento às necessidades dos clientes. “Pactuar o briefing é fundamental para que morador e arquiteto aproximem-se da meta a ser atingida. A cada projeto é importante também que seja definido um conceito, ou seja, a linha mestra que vai nortear a mensagem desejada. É uma maneira de garantir unidade ao trabalho que está sendo apresentado”, explana.

O bom jogo de clássico e moderno fica evidente na escolha do pendente Toy, da Puntoluce, com acabamento de cobre, instalado sem canopla, fio a fio, direto no gesso, compondo o desenho pensado pela arquiteta, sobre uma mesa oval Saarinen com tampo em mármore marrom imperial.

Assim uma grande reforma integrou toda a área social – o que beneficiou a circulação. Deslocado para onde antes havia uma das varandas, o home theater ficou mais reservado e abriu espaço para a criação de uma adega junto ao living, onde o proprietário guarda grandes rótulos. E o pé-direito, duplo com grandes panos de vidro de 5 m, caiu na medida para valorizar a amplitude e a integração dos ambientes com os quais o casal estava acostumado. Como a família não queria perder a área externa que tinha no apartamento anterior, uma varanda aberta com plantas foi pensada para integrar essa área social.

Ocupando a antiga área de varanda, fechada com envidraçamento e nivelada com o jantar, o home theater combina tons neutros de cinza e bege no aparador de laca e painel de TV em papel com textura croco, executados pela Bontempo Gabriel.

No décor, as cores caminham pela mescla de tons beges acinzentados e azulados no living e metálicos no jantar – como o pendente com acabamento cobre –  e valorizam o mobiliário com boas peças de design, a exemplo da mesa de jantar Saarinen e a poltrona Ariana, assinada por Ronald Sasson. Tudo arrematado pela boa mistura de materiais – laca, madeira, mármore, espelho, vidro – e texturas – tapetes, cortinas, papel de parede -, além de obras de arte.

Repaginada, a varanda gourmet integrada à cozinha e ao jantar é o ambiente ideal para as reuniões em família, com churrasqueira e exaustão para o charuto da Tuboar.

“Gosto do desafio do novo a cada projeto, com clientes e soluções diferentes”, confessa Samia. Segundo ela, o atendimento exclusivo, desde a primeira reunião até a entrega do apartamento, permite conhecer e entender o cliente. “Ficamos próximos, até amigos, e essa relação traz resultados excelentes. É o conceito do feito à mão.”

A suíte multiuso é para o filho de 7 anos brincar, estudar e jogar videogame, além de servir para os hóspedes quando preciso, já possui um sofá-cama desenhado por Samia. Marcenaria com acabamento de laca branca, executada pela Bontempo, traz praticidade e serve base neutra para o papel de parede estampado, da Celina Dias.
Na suíte do casal, conforto com a cama super king e cabeceira de veludo executada pela Clayf Estofados.
O uso do mesmo material – o porcelanato Bronze Armani, da Portobello Gabriel – no piso, parede box, nichos das paredes da banheira e bancadas com cubas esculpidas criou uma unidade no banheiro do casal, assim como a bacia marrom e os metais na cor cobre, da Deca. Já a banheira branca marca o contraste.

 

Texto Rosana Ferreira
Fotos Rafael Renzo

Deixe um comentário

Your email address will not be published.
*
*