Elias agora é Elaya
design de produto | recicle | Elias Lanzarini | @elayawoodworks
O DESIGNER MORA NA PRAIA E CRIA PEÇAS SUSTENTÁVEIS PARA A ELAYA WOODWORKS
A primeira San Diego a gente nunca esquece. Assinada pelo artesão/artista/designer catarinense Elias Lanzarini, a poltrona (foto) é feita de madeira, cordas náuticas e metais retirados de barcos que já não podem navegar. E quem
a apresentou a mim foi a fotógrafa baiana Flávia K., na mostra de inauguração do novo showroom da Toque da Casa, em Salvador.
Depois revi a SD no simpático Garimpório, no Rio. E eis que um dia Elias veio me visitar em São Paulo. Que Figura! Filho de um comerciante de ferro-velho, Elias mora na Praia do Estaleiro, em Balneário Camboriú, SC, mas desde de 2015 passa temporadas de seis meses por ano em São Francisco, na Califórnia, onde aprendeu muito e colocou em prática suas habilidades:
“Faço parte de um projeto sem Fins lucrativos na construção de um navio de madeira de 132 pés; trata-se de um trabalho voluntário e lá aprendi muito sobre processo construtivo, tanto de barcos como de mobiliários”.
Elias Lanzarini, que por força da língua inglesa teve seu nome alterado na pronúncia e na grafia, hoje tem a empresa Elaya Woodworks. Ele explica:
“Minhas peças são numeradas, exclusiva e assinadas e, para fazê-las à mão, resgato e reutilizo madeiras de embarcações abandonadas, naufragadas ou que sofrem manutenção. Redes de pesca e cordas eu busco em estaleiros de pesca em cidades vizinhas ou com pescadores locais”.
Ao lado da SD, sua poltrona Calypso – o nome vem de uma embarcação que desmontou –, Elias (ou Elaya), também
cria mesas, cadeiras, bancos e até bandejas com seu mesmo visual natural, a partir de seu desejo de fazer um design correto e sustentável.
Hoje seus produtos também podem ser encontrados no super site boobam.com.br.