Confira 4 tendências de design para 2022
decoração | Casai
Dicas refletem a busca por ideias temporárias que possam ajudar com sentimentos e emoções no dia a dia
As tendências de design para 2022 refletem a busca por ideias temporárias que possam ajudar com os sentimentos e emoções no dia a dia em meio a uma pandemia global. Os objetos, cores e texturas devem carregar significados e trazer vida aos lares e isso se traduz nas tendências de design previstas para este ano.
Como agora usamos nossas casas para outras atividades que antes não eram tão comuns ou tão frequentes, como trabalhar, se exercitar e socializar, cada objeto e elemento tem impacto no espaço e influencia diretamente nas nossas emoções. Além disso, eles realmente refletem quem somos e tudo isso está afetando de alguma forma as tendências de design para este ano.
A Casai, startup de hospedagem latino-americana, referência em hospitalidade na América Latina que já ganhou prêmio internacional de Design como o MUSE Design Awards em 2021, separou abaixo 4 tendências de design para 2022:
1. Cores marrons e naturais
Telas brancas e tons neutros serão deixadas de lado para dar espaço a tons mais terrosos que refletem espaços aconchegantes. Especialmente marrons, beges de tom forte, terracota e tons de caramelo acastanhado serão aplicados desde paredes e tetos até móveis e acessórios.
2. Natureza no interior
O foco será introduzir acabamentos inspirados na natureza nos quartos para reforçar a ligação com o exterior. Essa tendência está bem conectada com o uso de tons marrons, pois ambos imitam alguns sentimentos da natureza. Veremos, ainda mais, o uso de materiais como pedras, mármores, argilas, pedra do recinto (telha vulcânica) e granito para diferentes usos internos. Estes materiais, com os seus atributos particulares, têm características que remetem a natureza com os seus acabamentos brutos e superfícies porosas.
3. Espaços flexíveis
O novo normal faz com que os espaços sejam utilizados para múltiplas finalidades e é importante ter isso em conta para aproveitar cada pedaço do ambiente. “Uma sala é cheia de possibilidades, espaços multifuncionais nos permitem realizar várias atividades dentro do mesmo local, introduzindo elementos que podem ser movidos ou reorganizados para uma finalidade diferente”, explica Alexa Backal, Head de Design da Casai.
4. Acessórios ousados e coloridos
O uso de padrões e cores fortes está voltando. A coleção de objetos nos espaços reflete quem somos e também a necessidade de retorno das viagens. Símbolos e técnicas específicas estarão presentes à medida que pretendemos incorporar a viagem em nossas vidas novamente e um toque de luminosidade através dessas paletas de cores.
fotos | Divulgação