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Comando Feminino – Entrevista com gerente da LG
Por Marina Samaritano
Comando feminino Entrevista com Kati Dias, gerente geral de Home Appliance da LG, multinacional sul-coreana.
“É necessário fazer com que a equipe se sinta não apenas incluída, mas também adquira percepção de sua atuação”. À frente do setor de linha branca da LG Brasil há três anos – e no setor há duas décadas –, Kati Dias transforma os produtos da empresa em hobbies em seus momentos de lazer. Usá-los, averiguar seu potencial e o que podem oferecer aos compradores só aumenta a paixão que deposita sobre cada uma das novidades da marca. Formada em administração de empresas, com foco em finanças, ela amealha um currículo repleto de cursos, vivência internacional e influências de diversas culturas. Confira, a seguir, a entrevista que esta liderança – a única mulher à frente de uma gerência de produtos da LG em solo brasileiro – concedeu à CM. Fale um pouco sobre sua trajetória. Me formei em administração pela Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. No início fazia o curso voltado para mercadologia e, depois de três anos, saí do país e passei sete fora. Meu primeiro destino foi Londres, onde passei seis meses estudando inglês e, logo em seguida, me mudei para a Irlanda, onde, além de um curso de um ano em administração para estrangeiros, também cursei inglês – tenho diploma [TOEFL] que me torna apta a lecionar o idioma –, espanhol e gestão de projetos, entre outros. Na volta, reativei minha matrícula e migrei para o curso de administração com ênfase em finanças. Comecei a trabalhar na área de linha branca quando tinha 21 anos, onde já atuo há duas décadas. Esse tempo de experiência, bem como minha bagagem nessa indústria, foram muito gratificantes e me trouxeram muito prazer, além de terem me mostrado muitas das mudanças que ocorreram durante o período que estou neste meio. Passei por diversos segmentos dentro do setor – financeiro, controladoria e planejamento estratégico – até chegar nos produtos, onde estou desde 2010. Em 2013 entrei na LG, onde sou gerente geral de Home Appliance, fato que me trouxe ainda mais desafios a serem enfrentados e responsabilidades, uma vez que, agora, trabalho em uma grande e conhecida multinacional. O que é ser um líder? Ser líder é conseguir unir todos aqueles que lhe prestam algum tipo de serviço, fazendo com que estas pessoas sigam a sua visão e alcancem o objetivo traçado, além de trabalharem com vontade e paixão. Qual foi o seu principal desafio ao entrar na LG? Foi unificar as diferentes áreas que compunham a linha branca e que davam suporte a ela, fazendo com que todos os envolvidos não apenas seguissem a minha visão, mas também a apoiassem. Em empresas multinacionais, o objetivo de unificar torna-se ainda mais difícil, uma vez que há pessoas de diferentes culturas, segmentos e com experiências muito distintas. O maior desafio de um líder é, com certeza, transformar todos da equipe em uma unidade e trabalhar juntos, a duas, quatro, oito mãos. Há muitas mulheres na liderança da empresa? Na LG, sou a única gerente geral de produtos mulher. O setor de linha branca não é muito grande e ver uma empresa asiática colocando alguém do sexo feminino nesta posição de liderança é algo muito gratificante e simbólico. Como um líder identifica um talento? Conseguimos identificar um talento a partir da paixão, garra, determinação e da vontade de fazer da pessoa. Ela se entrega além das expectativas, acima daquilo que era esperado, e a paixão colocada em seu trabalho é algo visível e expressivo. É possível identificá-lo apenas observando seu trabalho no dia adia. Temos talentos realmente surpreendentes na LG, e isso me traz muito prazer e gratidão. Como tornar uma equipe produtiva? É necessário fazer com que ela se sinta não apenas incluída, mas também com percepção de sua atuação. Implantei um projeto de trabalho de 360°, onde há uma amarração de quadros de diferentes setores que dão suporte na execução de diversos projetos. Dessa forma, o estafe torna-se muito produtivo, pois ganha a oportunidade de lidar não apenas com seu chefe, mas com outras áreas. Dar flexibilidade e poder aos profissionais para que tomem frente também é algo crucial para o bom andamento da equipe. Qual o segredo da empresa para estar entre as top do mercado há tanto tempo? Por ser uma companhia asiática, a LG é muito rápida ao trazer novas tecnologias para o Brasil. Ela inova em relação a produtos, tendências e design. A LG traz inúmeras facilidades para os consumidores da marca em linha branca; estas são possíveis por conta da sua tecnologia. Portanto, a junção entre tecnologia e facilidades, ligada à rapidez e avanço da marca, são os principais motivos que levam ao sucesso da empresa. Como o marketing pode ajudar no crescimento da empresa? Ao trazer um produto novo para o Brasil, o marketing tem um papel fundamental para a área de produtos, pois contará ao consumidor tudo aquilo que a mercadoria pode oferecer. Temos uma equipe de marketing dedicada exclusivamente à linha branca, na qual reunimos profissionais de marketing, digital, relações públicas. Eu sei explicar ao cliente o que o produto pode fazer, porém, só o marketing é capaz de fazer os olhos do comprador brilharem. Como funciona o desenvolvimento de novos produtos? Sempre que um produto está em desenvolvimento, as necessidades, demandas e tendências brasileiras são enviadas para a Coréia e a LG leva essas informações em consideração para sua execução. São sempre realizadas pesquisas de campo, onde se descobre o que o consumidor brasileiro quer de novo dentro da linha branca. Você acredita que é mais fácil vender um produto que possua um design mais arrojado e diferenciado? O design é algo que está ligado ao presente, às tendências, à personalidade daquele que possui o produto. O brasileiro merece ter tudo que há de novo, tanto em relação à tecnologia e à inovação quanto ao design do produto em si. Na realidade, o design reflete a tecnologia e essa é uma das maiores preocupações da LG, principalmente em relação à linha branca. A LG prevê lançamentos em 2017? Certamente. Uma empresa como a LG está sempre inovando e o lançamento de produtos é uma peça-chave para mantermos a renovação. Todo ano é necessário que haja novidades para que possamos permanecer à frente do mercado. Qual a importância da sustentabilidade dentro da linha branca? A questão da sustentabilidade está presente no mundo, e o brasileiro se conscientiza cada vez mais em relação a isso. Todos os produtos da linha branca possuem tecnologias que os tornam capazes de economizar tanto água quanto energia. Nossas máquinas de lavar roupa, por exemplo, são capazes de calcular a quantidade exata de água em relação ao peso das roupas. Os micro-ondas, por sua vez, apagam automaticamente seus visores após o uso. Participamos de um projeto, Disputa de Casas – em parceria com a SABESP e com a agência de comunicação Sagarana –, focada em comunicação de interesse público, sustentabilidade e responsabilidade social e ambiental, no qual a LG doa uma máquina de lavar muito econômica para a família inscrita na competição que gastar menos água. Quais são seus hobbies? Ficar com meu filho e cozinhar são alguns de meus hobbies, e, quando consigo juntar os dois e testar receitas ao seu lado, é muito mais prazeroso. Também gosto de receber pessoas em casa e, na maioria das vezes, estes encontros se dão na cozinha, onde, além de cozinheira, me torno consultora de linha branca. Tenho muito prazer em cozinhar com os produtos e acredito que, hoje, falar da linha branca acabou virando um de meus hobbies.]]>
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