Com décor emocional, espaços mesclam elegância, história e verde exuberante
Emoldurado pela natureza
Apartamento projetado para privilegiar a vista do Parque Ibirapuera aposta em décor emocional
Ao projetar o próprio apartamento, Isabel Dantas de Freitas quis estar cercada pelo verde – e não apenas da vista do parque. Amante da jardinagem, buscou Alex Hanazaki para o paisagismo, que inclui um jardim vertical que abraça os dois andares da cobertura.
Ao adquirir essa deliciosa cobertura de 370 m² localizada no bairro Paraíso, a designer de interiores Isabel Dantas de Freitas imediatamente teve uma certeza – pensar em um projeto para valorizar a vista privilegiada que possuía, com a riqueza do verde do Parque Ibirapuera a seus pés. Assim, aboliu o uso de cortinas, deixando os grandes painéis de vidro emoldurarem a paisagem, como um enorme quadro. “Como os vidros possuem película escura, há controle da luminosidade sem interferir ou esconder a vista”, comenta a profissional.
Por se tratar do próprio apartamento, que divide com seu marido e um filho, Isabel buscou trazer para perto um pouquinho de toda sua história – e de sua família. Assim, os espaços contam com objetos, obras e móveis que são herança de família, uma forma de levar para o décor o aspecto emocional que vai além do estético. São peças que se misturam com alguns mobiliários de desenho próprio, como as mesas de centro, ou pontuais peças de design, como cadeiras de Claudia Moreira Salles. Tudo arrematado pela iluminação pensada junto com o projeto de decoração para destacar esses elementos tidos como principais, como também esculturas e quadros.
“Aboli o uso de cortinas para priorizar a vista do parque. O uso do Insufilm é a solução para controlar a luminosidade”
Isabel Dantas de Freitas, designer de interiores
Com dois pavimentos, a cobertura se divide de maneira a imitar uma casa, a começar pela área externa, no andar inferior, que prioriza o verde – uma emulação do parque vizinho, por que não? Afinal, Isabel deixou nas mãos de Alex Hanazaki o trabalho de paisagismo, que trouxe espécies exuberantes, contando até mesmo com um jardim vertical que parece envolver o apartamento como uma caixa verde. Ainda neste andar, estão as áreas sociais, com living e jantar que se integram aos terraços. No piso superior, por sua vez, estão os espaços íntimos, com quarto e área externa perfeita para relaxar. Muito uso de espelho garante uma sensação de amplitude no apartamento, que, apesar de descompartimentado, tem espaços bem delimitados pela disposição intimista do mobiliário.
A seleção de revestimentos passa pela ideia de ter um apartamento clean e de fácil manutenção – por isso, living e jantar receberam piso de marmoglass branco, uma versão ecológica e sintética do mármore, que é aquecido pela madeira da marcenaria. As paredes também pintadas de branco ganham cor com os diversos quadros herdados da família. Já no andar superior, reina a madeira de demolição no piso. Materiais que remetam ao conforto e aconchego do lar, assim como os objetos com valor sentimental. Parceria perfeita!
Por Marcela Millan
Imagens Phoética Ateliê Fotográfico
Matéria Publicada em Revista Decorar 127.
Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!