Clima praiano marca apê projetado por Tesak Arquitetura
design de interiores | Tesak Arquitetura
As cores e objetos decorativos fizeram toda a diferença para trazer a personalidade do casal para seu primeiro apartamento
É possível trazer o azul do mar, barulho das ondas e calmaria da praia para o meio da capital? Para as arquitetas Bianca Tedesco e Viviane Sakumoto, da Tesak Arquitetura, a resposta é sim! Com o desafio de criar um projeto para o primeiro apartamento de um casal jovem e praiano, localizado em São Paulo, a dupla de arquitetas se valeu das cores e da madeira para criar um estar super aconchegante, leve e iluminado.
Com 16 m², o living foi integrado à varanda, para melhor aproveitamento do espaço. “Nivelamos o piso, que recebeu um porcelanato claro que evoca o tom da areia, que segue até a varanda, em uma unidade visual”, explicam. No lugar das antigas portas de correr que segregavam os ambientes, Bianca Tedesco e Viviane Sakumoto optaram pela madeira, que dá o acabamento no requadro.
Como o living é compacto, soluções inteligentes tiveram que ser tomadas – como o rack estreito e amadeirado, com duas portas centrais que escondem a fiação e aparelhos eletrônicos. “Ele conta com dois vãos, em suas laterais, para encaixar um par de pufes, que podem ser usados em dias de visita”, contam. Outro diferencial fica para a cristaleira, que foi acoplada ao balcão que atende à cozinha, delimitando os ambientes. “Por estar virada para o estar, ela se torna um elemento de decoração e deixa para a cozinha mais espaço com armários”, dizem.
No décor, o azul foi responsável para trazer o mar para dentro de casa – seja na parede, seja nos detalhes, como estofados e almofadas. O tapete, também no mesmo tom, veio para delimitar melhor o espaço e garantir aconchego, e, na parede, uma fotografia de uma deliciosa praia se torna um dos destaques do living. “Tudo é muito harmônico e sem excessos, para trazer o clima de praia na medida certa”, destacam Bianca Tedesco e Viviane Sakumoto.
Na varanda, por sua vez, a ideia foi criar um ambiente aconchegante e multi-uso. “É nela que abrigamos o cantinho de leitura, café e bar, transformando-a em um espaço perfeito para o lazer dos moradores”, destacam as profissionais da Tesak Arquitetura.
Duas poltronas são atendidas por uma mesa de apoio estreita, respeitando a proporcionalidade do espaço. A marcenaria, por sua vez, foi desenhada pelas profissionais especificamente para o projeto para abrigar uma pequena adega, cervejeira e gavetas para guardar os itens que ali serão usados, criando um cantinho convidativo onde se tem tudo a mão. Tudo muito leve e refrescante – como um projeto de praia deve ser!
fotos | Luis Gomes