Aconchegante, funcional e contemporâneo, apê é inspirado em lofts nova-iorquinos
NY Style
Inspirado nos lofts nova-iorquinos, projeto de apartamento torna-se fluido e contemporâneo
A cidade que nunca dorme, com todo seu dinamismo, é o destino favorito desse empresário que, solteiro, não precisava de um apartamento muito grande para viver bem. Por isso, buscou um imóvel de 36 m² no bairro da Aclimação, que desejava tornar funcional e aconchegante e que, apesar da pequena metragem, permitisse que ele recebesse bem seus amigos. Com os olhos voltados para os lofts contemporâneos da metrópole que seduz o morador, as designers Andrea Kitamura e Fernanda Coifman, à frente do AF Design de Interiores, foram responsáveis por todo o projeto de interiores. “Nova York foi nossa inspiração e, inclusive, ganhou uma impressão fotográfica no painel de entrada”, contam.
Para torná-lo mais amplo, as profissionais optaram por demolir a parede que antes separava a sala do dormitório, tornando-os um espaço único e sem divisões físicas. “Por se tratar de um imóvel de metragem reduzida, sentimos necessidade de um projeto para aproveitar bem os espaços, com uma cara contemporânea e sensação de maior amplitude”, explicam. Elas ainda unificaram os revestimentos de piso, para criar uma sensação de uniformidade – o escolhido foi um porcelanato, por sua praticidade e pouca manutenção. Para delimitar o espaço íntimo da sala de estar, a solução foi dispor o móvel de TV entre eles, o que garante mais de privacidade.
“O cliente queria um auxílio profissional para tornar sua nova morada em um espaço aconchegante, funcional e contemporâneo”
Andrea Kitamura e Fernanda Coifman, designers do AF Design de Interiores
A base neutra foi quebrada por alguns tons alaranjados, a pedido do cliente – como o revestimento na cozinha e o papel de parede que imita o tijolo aparente na parede acima da cabeceira da cama, escolhido por ter melhor custo-benefício em relação ao tijolo. “Ele traduz um efeito semelhante, mas sem necessidade de obra e com fácil manutenção”. O mesmo tom encontra-se no tapete feito sob medida.
Como o apartamento segue um estilo estúdio e precisava que todos os espaços fossem bem aproveitados, a marcenaria foi uma grande aliada, com madeira e acabamento laqueado branco ou preto, evocando uma aura mais masculina – um exemplo é a estante com armários, que recebeu objetos decorativos contemporâneos e uma parte lateral para funcionar como adega e bar. “O móvel foi combinado com peças bem pensadas, como o sofá-cama, que permite acomodar eventuais hóspedes. Utilizamos também a cadeira transparente, como uma forma de não comprometer na decoração, pois é um elemento neutro”.
Por Marcela Millan
Imagens Gabriel Carmona
Matéria Publicada em Revista Decorar 121.
Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!