Tons neutros e estampas delicadas conferem charme provençal a projeto
Cores suaves, estampas delicadas, mobiliário de estilo.
Tons neutros e estampas delicadas conferem charme provençal a projeto
Cores suaves, estampas florais delicadas, mobiliário de estilo e linhas curvas. A decoração característica da corte real francesa no século 16 espalhou-se entre as famílias camponesas, que buscavam imitar o que era popular entre a nobreza e deram assim origem ao hoje conhecido como estilo provençal. Séculos depois, a moda surgida em Provença ainda é sinônimo de charme e refinamento e fonte de inspiração para o décor atual, como neste apartamento de 225 m² em Santana, assinado por Tereza Bissoto e Rosangela Pimenta, designers de interiores do escritório Estilo Próprio.
Os proprietários já eram clientes da dupla, autora dos interiores da casa anterior da família. Ao adquirir o novo imóvel, convocaram-nas para uma nova empreitada. Familiarizadas com as preferências estéticas do casal de empresários, que aprecia ambientes eclético com predominância neoclássica, com toques contemporâneos, tecidos sofisticados e tons neutros.
Em relação às necessidades, uma solicitação geral era a de garantir a amplitude dos ambientes naturalmente grandes. Dessa forma, a sala de estar foi ampliada ao máximo com a remoção de alvenarias que a separavam da varanda, extinta com a intervenção. “Incorporamos dois terraços ao living retirando paredes e esquadrias e depois nivelamos o piso. A área aumentada permitiu que colocássemos móveis de grandes proporções sem prejudicar o espaço”, detalham o projeto.
Um desejo específico do casal para os momentos de lazer era em relação à sala de TV, que deveria parecer um cinema particular. O projeto, então, também previu um tratamento acústico especial, além do telão de 138 polegadas. “A acústica foi pensada para potencializar a qualidade dos equipamentos sonoros e evitando que o som incomodasse os vizinhos, possibilitando a família assistir seus programas favoritos tranquilamente”, justificam a preocupação.
O projeto também considerou a filha recém-nascida, que ganhou um quarto apropriado seguindo a mesma linha neoclássica do imóvel. O berço laqueado de branco e cabeceira e peseira em capitonê é versão miniatura da cama do casal, que recebeu os mesmos acabamentos. A alegria da infância não foi deixada de lado, com uma brinquedoteca montada em uma área contínua ao quarto. “O mobiliário garante a diversão da menina durante bons anos”, contam Tereza e Rosangela.
Todo o conforto e sofisticação foi finalizado com o projeto luminotécnico, feito com spots no frame, pendentes de cristal e lâmpadas de LED. Para comodidade total, persianas, iluminação e som foram automatizados.
Por Marina Sola
Fotos Éder Bruscagin
Matéria Publicada em Revista Decorar 106
Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!