Decorar360

Posted on

30º Prêmio Museu da Casa Brasileira de Design

Proposta inovadora do designer Guto Índio da Costa, no segmento de estofados, leva o 1º lugar na categoria Mobiliário  

Guto-Índio-da-Costa_juc2866O designer Guto Índio da Costa ganhou o 30º Prêmio Museu da Casa Brasileira de Design. A premiação elegeu a primeira linha de estofados do designer, Planos, com o primeiro lugar em Mobiliário. Desenvolvida em parceria com a empresa Estofados Itália, de Farroupilha, fabricante exclusiva da Linha Planos no Brasil. Os móveis destacam-se graças à proposta inovadora de composição por estruturas modulares de metal de traços leves e contemporâneos.

 
“Sofás normalmente são caixotes forrados de tecido. Quis desafiar essa lógica, trocando o caixote por uma estrutura delgada, visualmente leve e sofisticada, introduzindo no universo dos estofados a linguagem contemporânea do design. O resultado é um equilíbrio entre modularidade, robustez e leveza”, explica Guto.
    Guto-Índio-da-Costa_juc3186 A Linha inclui poltronas e sofás modulares, em versões simétricas ou assimétricas, o que permite combinações diferentes. A estrutura metálica solta o volume do piso, que parece flutuar e possibilita novos parâmetros na percepção de leveza, na redução de volume e na forma de construir os estofados. O processo de desenvolvimento levou aproximadamente um ano e passou por vários protótipos até que o sistema modular estivesse resolvido. “Todo desmontado, o sofá sobe facilmente por qualquer elevador e é facilmente montado na sua sala. Isso é um grande diferencial do conceito de design” ressalta Guto.     Guto-Índio-da-Costa_juc3250O modelo forrado com couro natural é o mais sofisticado, pois além da nobreza do material, tem as bordas arrematadas artesanalmente com um cordão de couro de tom mais escuro. “Isso cria um belo casamento entre o processo industrial da estrutura modular e o processo manual da costura desse cordão”, pontua o designer.         … Crédito de imagens: Perphoto  ]]>

Deixe um comentário

Your email address will not be published.
*
*