Decorar360

Posted on

Uma Janela para o amanhã, o espaço projeto pelo arquiteto Fernando Brandão na CASACOR São Paulo

exposição | Fernando Brandão | CASACOR São Paulo

 

Inspirado pela cor, ou o conjunto delas, tão bem representado pela Coral, seus impactos, tendências e referências, o arquiteto Fernando Brandão soltou sua criatividade e embarcou no propósito singular para o espaço da tinta oficial da CASACOR São Paulo na mostra, intitulado “Uma Janela para o amanhã”, abordando as infinitas possibilidades de ser e de estar na busca do acolhimento.

 

O projeto gira em torno de uma paleta com 170 cores, em placas posicionadas de maneiras distintas, em uma área livre de 200m², com vista privilegiada para a Casa das Caldeiras. A 34ª edição da mostra inova mais uma vez e estreia em um novo espaço de eventos, o rooftop do Allianz Parque, o ‘Parque Mirante’, dentro do projeto Arena Viva, e será realizada de 21 de setembro a 15 de novembro de 2021.

 

 

Sob o tema a “Casa Original”, proposto pela CASACOR, o arquiteto definiu abordar as intervenções das cores no comportamento da sociedade. “As coisas respiram e, quando respiram, podemos ouvir o coração. É assim que reaprendemos a ser mais insuportavelmente leves do que nunca, como o mundo que queremos”, reflete Fernando.

 

Além de trazer todo esse olhar lúdico e imaginativo das cores, o espaço se propõe em oferecer conectividade, atrelada ao projeto luminotécnico, assinado pelo renomado arquiteto Guinter Parshalcki, e complementado com a leveza e suavidade do paisagismo que leva a assinatura da profissional Monica Costa.  O grande triunfo do espaço são as cores que compõem as paletas do Colour Futures 2022 – o estudo de tendências de cores e comportamento da AkzoNobel, realizado há quase 20 anos –, como forma de expressão, contextualizando o tempo atual em uma linguagem que irá surpreender os visitantes da maior mostra do segmento de arquitetura, decoração, design e paisagismo da América Latina. Este é o sexto ano consecutivo que a Coral é parceira da CASACOR e a tinta oficial de todas as versões regionais da mostra.

 

 

A edição desse ano conta com mais de 9.000 m² de área construída e 60 ambientes, adequada aos novos tempos e com um elenco que combina profissionais consagrados e talentos que estão despontando na área. A mostra paulistana traz uma reflexão sobre o “novo jeito de morar”, uma tendência marcante durante a pandemia, com a importância de resgatar as raízes culturais, familiares, e suas origens, uma autêntica contemplação entre o design primitivo e o contemporâneo.

 

“Neste último ano reaprendemos a olhar para a nossa casa, que ganhou ainda mais importância em seu papel de acolhimento, porto seguro, e também de espaço multifuncional. Esperamos que essa nossa instalação sensorial, criada com maestria pela visão de um arquiteto referência em projetos inovadores e que vive em dois mundos, com escritórios no Brasil e na China, possa inspirar os visitantes a transformarem seus ambientes por meio da cor, tornarem suas paredes protagonistas”, comenta Priscila Perez, especialista de Colour Design da AkzoNobel na América do Sul. “O mais interessante no ambiente é que cada pessoa poderá ver as cores de uma forma diferente, de acordo com a iluminação do dia e horário da visita”, completa.

 

 

Além de resgatar os aspectos da humanidade e conectividade, o arquiteto e a Coral irão agregar, de maneira sustentável e solidária, o reaproveitamento de todos os itens do espaço, que serão redesenhados e ganharão novas funcionalidades, como brinquedos que serão doados para a Escola Estadual Nair Olegário Cajueiro, no Jardim Boa Esperança, Distrito Jardim Ângela, na Zona Sul de São Paulo.

 

A TV Decorar esteve com o arquiteto na CASACOR, confira!

 

fotos | Renato Navarro

One thought on “Uma Janela para o amanhã, o espaço projeto pelo arquiteto Fernando Brandão na CASACOR São Paulo”

Car 20/10/2021 at 8:05 pm

Poxa até que fims outras informações que estava
encontrando não tinha nada a ver com o assunto.
Infelizmente são poucos os sites no qual encontrei o que
procurava e bem escrito a informação correta. Obrigado e
compartilhado nas minhas redes sociais com alguns colegas.

Reply

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.
*
*