Decorar360

Posted on

Tardes de veraneio com toque urbano

arquitetura | Patrícia Penna Arquitetura e Interiores | por Attos Henrique

 

Residência contemporânea de 670 m², assinada pelo escritório Patrícia Penna Arquitetura e Interiores, tem estilo urbano em meio a paisagem do litoral norte de São Paulo

 

Com projeto arquitetônico e de interiores realizado pelo escritório de Patricia Penna, a casa foi concebida para uma família com filhos jovens, para curtir e aproveitar bons momentos em feriados prolongados e nas férias de verão. O pedido dos clientes era de um local que trouxesse em seus interiores, referências de casas urbanas em meio a natureza. “Levamos para o projeto um estilo urbano, sem traços comumente encontrados em casas do litoral. Ainda assim, elevamos a poesia que emana uma residência praiana”, relata Patrícia.

 

A arquitetura da edificação segue linhas retas e modernas. Na construção não foram utilizados materiais naturais, como fibras e madeiras, normalmente usados em edificações litorâneas. Em busca de ambientes espaçosos e confortáveis para receber amigos e familiares, o projeto possui toda a área social integrada, composta pelo living, sala de estar e home theater.

 

A área de lazer, com piscina e espaço gourmet, foi separada da área social por grandes portas de vidro, que conectam o exterior com o interior. Nos interiores, o design da mobília dialoga com a arquitetura e com os acabamentos, resistentes e duráveis. No estar, a presença da cor azul destaca o equilíbrio estético do espaço a partir do tapete, com estampa geométrica, e da tela pintada em degradê. Já nos estofados, tons sóbrios, que seguem por toda a casa.

 

Grandes painéis de madeira com portas de correr são fortes atributos do projeto. Na sala de jantar, uma mesa redonda, com cadeiras Jackie da Artefacto, comporta oito pessoas. A escada ao lado da sala de jantar, é separada por uma prateleira em metal e vidro, que abriga taças e objetos decorativos garimpados pela equipe da arquiteta. Um dos painéis de madeira separa o home theater, que esbanja conforto com sofás de ponta a ponta em uma das paredes e transforma o ambiente no lugar ideal para sessões de filmes e seriados.

 

Na cozinha, a praticidade e funcionalidade foram seguidas à risca no projeto. As cores e acabamentos da marcenaria são atemporais e elegantes. No andar superior, localizam-se as suítes, com grandes janelas que possibilitam ótimas vistas para a natureza, além do máximo aproveitamento da luz natural. Na decoração dos dormitórios, Patrícia destaca o minimalismo na escolha e disposição da mobília, com tons leves e repousantes, primordiais para as noites de descanso.

 

A área externa tem paisagismo também realizado pelo escritório de Patrícia. “O projeto paisagístico valorizou a arquitetura, por meio da profusão de espécies e suas precisas implantações, tornando o uso externo muito mais aprazível”, diz a arquiteta. No entorno da piscina, mesas, cadeiras, espreguiçadeiras e ombrelones reúnem sofisticação e conforto essenciais para curtir as tardes de calor. Na área coberta, a varanda gourmet tem parte dos móveis com linhas modernas e orgânicas, tudo para garantir horas de lazer inesquecíveis em família.

 

A arquitetura contemporânea da residência se diferencia das tradicionais casas litorâneas. Grandes janelas possibilitam a entrada de luz natural nos interiores.

 

 

No estar, tons de azul, que remetem ao clima praiano, estão presentes no tapete e na tela em degradê. Os estofados recebem tons sóbrios, assim como o mobiliário da varanda, separada por portas de vidro.

 

 

 

 

 

No home theater, conforto e elegância na medida certa para perfeitas noites de cinema.

 

Na sala de jantar, as cadeiras Jackie da Artefacto compõem a mesa redonda. Uma prateleira em metal e vidro, planejada pela Ornare, divide o ambiente da escada de acesso ao segundo pavimento.

 

 A cozinha tem marcenaria com cores sóbrias e atemporais. Os eletrodomésticos, em aço inox, foram dispostos para melhor aproveitamento e funcionalidade do espaço.

 

A área gourmet da varanda tem tons escuros de madeira e complementa o espaço de lazer.

 

Em uma das suítes, a luz natural abundante com a decoração minimalista cria um espaço confortável para as horas de descanso.

 

 

 

O banheiro da suíte master tem contraste entre o branco e o cinza utilizados nos revestimentos.

 

Sobre Patricia Penna | @patricia_penna_arquitetura

 

No mercado há mais de 20 anos, a arquiteta Patrícia Penna é destaque em mostras de decoração no Brasil e no exterior. Com a equipe multidisciplinar que faz parte do escritório Patrícia Penna Arquitetura & Design, assina projetos de arquitetura e design de interiores nas áreas residencial, corporativa e institucional. Seu principal objetivo é atender às expectativas de cada cliente, traduzindo seus anseios e concretizando-os. Transitando por estilos variados, trabalha com grande apuro e cuidado ao lado da equipe para atingir um resultado marcado pelo ecletismo e, sobretudo, pela identificação particular de cada cliente com o seu próprio projeto.

 

fotos | Leandro Moraes

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.
*
*