Decorar360

Posted on

Segunda edição do SP-Arte Viewing Room acontece nesta semana

exposição | SP-Arte | @sp_arte

 

Feira online acontece entre os dias 9 e 13 de junho com mais de 115 expositores, entre veteranos e estreantes como O Pequeno Colecionador, Carmo Johnson Projects, Quadra, Alex Rocca, Yankatu e OEbanista

 

Fomentar a produção artística nacional e movimentar o mercado de arte por meio de uma plataforma funcional, dinâmica e contemporânea. Este é o objetivo do SPArte Viewing Room, evento online que acontece entre os dias 9 e 13 de junho no site da SPArte (https://www.sparte.com), com participação de mais de 115 expositores – galerias de arte e design expoentes no mercado nacional, editoras e projetos artísticos independentes.

 

Na página de cada galeria, o visitante poderá percorrer um projeto expositivo com até 20 obras de um ou mais artistas. O público poderá conferir as obras por meio de vídeos e áudios que criam uma narrativa única em torno da exposição digital, enriquecendo a experiência do usuário. Caso haja o interesse por algum trabalho disponível no site, apenas um clique em “Contactar galeria” já permite que o expositor e o potencial comprador iniciem uma conversa, por meio de um chat da plataforma, Whatsapp ou e-mail. “A transparência de valores, diferencial do formato Viewing Room, ajuda a desmistificar questões sobre o mercado de arte e também a promover uma revolução no setor”, diz Fernanda Feitosa, diretora e fundadora da SPArte.

 

Selecionamos dois artistas/designers brasileiros que estarão nesta edição da SP-Arte, confira!

 

Yankatu por Maria Fernanda Paes de Barros | @_yankatu_

 

A alma brasileira está arraigada no trabalho de Maria Fernanda Paes de Barros. A sabedoria intuitiva e a rica e vasta cultura dos povos originários do país, junto ao constante aprendizado, despido de pré-conceitos que Maria Fernanda sempre carrega consigo, resulta em uma simbiose que une o saber ancestral, que sobrevive à imposição violenta da pós-modernidade, ao saber contemporâneo de uma artista em seu pleno despertar para sua natural vocação.

 

Para a SPArte Viewing Room 2021, Maria Fernanda apresenta uma nova etapa de sua trajetória, se firmando como artista. Sempre desbravando o universo do design de coleção, agora Maria Fernanda desponta como uma agente do despertar introspectivo após anos de reflexão sobre sua própria carreira e, através de momentos vividos entre suas caminhadas pelo Brasil profundo, agora expande para fora de sua íntima experiência com os diversos povos, culturas e costumes do país continental.

 

A obra Passagem é uma parede que reflete a passagem do tempo, um tempo que aos poucos lava as camadas do barro e deixa transparecer apenas aquilo que é essencial

 

Detalhe da obra “Passagem”

 

Para esta edição da SPArte e como um tecer narrativo de sua trajetória artística, Maria Fernanda ainda apresenta a Coleção Xingu, lançada em 2020, após sua imersão na cultura do povo Mehinaku, na aldeia Kaupüna, no Alto Xingu.

 

 

 

 

OEbanista por Ricardo Graham Ferreira | @oebanista

 

Ricardo Graham Ferreira, designer e artista à frente da marca oEbanista enxerga a madeira como um elemento sempre vivo, em constante “movimento”.  A história da madeira, contada por seus veios, texturas, cores, aromas, é a base para a criação de peças que fazem a madeira existir permanentemente, em outras inúmeras formas. É a partir deste pensamento que Ricardo apresenta, na SP-Arte, suas coleções de mobiliário e objetos.

 

Intitulada Diversidade em 3pés, essa coleção mostra suas diferentes abordagens em relação à principal matéria-prima que utiliza: as diversas e singulares espécies de madeira e suas transformações.

 

Além dessas peças, Ricardo ainda traz móveis consagrados no seu portfolio, como o escultórico banco Sela, a poltrona Recordar, sofá Paris, aparador Tropical, a cadeira Natural nas versões baixa e alta, a linha Capuri com mesa, cadeiras com e sem braço e sua poltrona leve.

 

 

fotos | Divulgação

 

 

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.
*
*