Decorar360

Posted on

Residência LG por RMAA

arquitetura | RMAA | @reinachmendonca

 

Residência LG por RMAA – Reinach Mendonça Arquitetos Associados, construída em dois pavimentos, a arquitetura se divide em áreas para uso diurno e noturno.

 

 

O terreno, de 10 mil metros quadrados e próximo a uma belíssima mata nativa, era levemente em declive, voltado para o norte e para a melhor vista. O programa desta casa deveria ser dividido entre área “diurna” e área “noturna” e a área “noturna” ficaria em pavimento alto, de forma a proporcionar “aconchego e segurança”. Já a área “diurna” deveria ficar em pavimento baixo, com total conexão com jardim e o exterior. Os ambientes deveriam ser amplos e abertos, muitos deles avarandados.

 

 

O projeto arquitetônico, do escritório Reinach Mendonça Arquitetos Associados, definiu então uma chegada por cima, em um primeiro bloco térreo e paralelo à rua, onde foram implantadas áreas de apoio como abrigo de carros, depósitos e residência de caseiro. Separado deste bloco por generoso pátio de serviços, porém ligado a ele através de passarelas suspensas, foi definido um segundo bloco, onde desenvolvem-se o programa noturno e diurno da casa propriamente dita.

 

 

Em pavimento alto, mas em nível com a chegada, distribui-se o programa do núcleo familiar, tal qual um apartamento, com sala, cozinha e dormitórios – o chamado “pavimento noturno” No pavimento inferior, dedicada ao “período diurno”, se apresenta com uma segunda cozinha, dormitórios de hóspedes e varandas sociais com as áreas de lazer. Uma generosa varanda de pé-direito duplo, em estrutura de concreto aparente, muitas vezes apoiada em leves e delgados pilares metálicos, une dois pavimentos dessa residência. Um muxarabi em madeira, voltado para a mata protege esta grande varanda do sol nascente.

 

 

Fotos: Nelson Kon (Divulgação)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.
*
*