Decorar360

Posted on

Os benefícios do home office para empresas e colaboradores

Tendência do mercado de trabalho em 2020, o home office já é uma realidade para a maioria das empresas brasileiras.

 

Quantas vezes você já ouviu a frase “o home office nunca mais será o mesmo” nos últimos meses? Pois é. A forma como consumimos, como pensamos a vida e como planejamos nossos próximos passos irá mudar para sempre devido ao atual momento em que vivemos.

 

Tal perspectiva não poderia ser diferente para a forma como trabalhamos. O isolamento social trouxe um grande desafio para empresas de todos os portes uma vez que equipes inteiras foram impossibilitadas de atuar em seus locais de trabalho. Mas ao mesmo tempo que essa imposição pode ser vista como algo ruim, não deixa de ser uma grande oportunidade tanto para funcionários quanto para seus chefes!

 

Aumento da produtividade

O home office trouxe aos gestores um grande desafio na hora de medir a qualidade do trabalho de sua equipe. Novas formas de avaliação se fazem necessárias em um momento onde todos desempenham suas funções em casa. Enquanto não era possível precisar se alguém trabalhava suas 8 horas diárias no escritório, cada vez mais os resultados são medidos por metas, prazos e entregas. 

 

Ou seja, não importa quanto tempo uma pessoa trabalha, mas sim a qualidade da entrega de seu trabalho. O que nos leva ao ponto a seguir.

 

Trabalhar em casa estimula a qualidade de vida

Colaboradores felizes são aqueles que não são consumidos por seu trabalho. A saúde está em dia, a vida social existe e a execução das funções diárias acontece de forma tranquila. O aumento da produtividade citado acima tem tudo a ver com esse novo modelo de atuação. 

 

No home office, as pessoas trabalham com conforto e executam suas tarefas com disciplina pois trabalham de olho em seus prazos. Ainda sobra um tempo para relaxar ou escrever “apartamento a venda sp” no Google em busca do imóvel dos sonhos durante o expediente. Ou seja, aproveitam melhor as oito horas de um dia comum de trabalho! 

 

Maior economia para quem emprega…

Do lado de quem emprega, o home office traz grandes benefícios no valor gasto mensalmente para administrar um local de trabalho. A ausência de um número variável de pessoas em um escritório acarreta na diminuição da conta de luz, além de ser possível poupar com o vale-transporte e a alimentação (dependendo do contrato de cada colaborador).

 

… e maior flexibilidade para quem trabalha.

Por outro lado, os funcionários não precisam mais locomover-se diariamente para o trabalho – um drama real na vida de quem mora e trabalha em grandes capitais como São Paulo ou Rio de Janeiro – e enfrentar grandes congestionamentos, além de poderem administrar melhor o seu tempo realizando outras atividades durante o dia sem se preocupar com atrasos ou horários de almoço.

 

Uma tendência que veio para redefinir a forma como enxergamos uma jornada de trabalho, o home office traz grandes pontos positivos tanto para empresas quanto para colaboradores. É claro que com a volta da normalidade, isso tudo será revisto. Mas um ou dois dias em casa durante a semana com certeza já farão toda a diferença!

 

foto | divulgação

One thought on “Os benefícios do home office para empresas e colaboradores”

Marcos Santos 04/02/2021 at 2:05 pm

Opa tudo bem? Parabéns pelo artigo é bem informativo e
exatamente o que eu estava procurando. Obrigado.

Reply

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.
*
*