Decorar360

Posted on

Manutenção em ar-condicionado

ar-condicionado | manutenção em ar-condicionado

 

Nada melhor do que a praticidade do ar-condicionado nas estações mais quentes do ano, mas para evitar dores de cabeça é essencial manter o cuidado com os aparelhos em dia.

 

A manutenção nos equipamentos de ar-condicionado colabora não só na conservação do aparelho, mas também na saúde, de modo a evitar reações respiratórias e alérgicas nos usuários. Trocar os filtros, acompanhar o estado das fiações e manter os aparelhos limpos não é uma tarefa difícil e evita surpresas indesejadas nos momentos de calor. Com isso, trouxemos algumas dicas do engenheiro da AR7, Ricardo Sanzoni Rodrigues, empresa especializada em venda e manutenção de aparelhos condicionadores de ar.

 

Periodicidade da manutenção 

De acordo com a legislação federal (Lei 13.589/2018), não há prazo definido para a realização da manutenção nos condicionadores de ar, apenas os requisitos necessários de manutenção dos equipamentos que atendem ambientes de uso coletivo. Deve-se garantir que os aparelhos estejam higienizados de maneira adequada sob qualquer condição de utilização, previstas em portarias do Ministério da Saúde. 

Para cada tipo de ambiente e utilização, é recomendado diferentes periodicidades para manutenção. Ambientes residenciais a manutenção deve ser feita em um período a cada 90 até 180 dias, ambientes comerciais e corporativos a cada 30 até 60 dias e ambientes hospitalares e laboratoriais a cada 30 dias, de modo a garantir a climatização de maneira saudável o ano inteiro. Para entender o processo de cuidados com os ares-condicionados, existem dois tipos de manutenção: a preventiva e a corretiva.

 

Os tipos de manutenções

A manutenção corretiva é realizada após o acontecimento de falhas ou panes no equipamento. Já na preventiva, o técnico deve observar rigorosamente o estado de conexões mecânicas e elétricas, além de conferir a limpeza das bandejas que acumulam água condensada dentro do equipamento, com o objetivo de garantir seu escoamento que, quando acumulado, pode causar vazamentos dentro do ambiente e possíveis mau-cheiros. Deve-se observar, também, o alinhamento e limpeza dos componentes de ventilação, equalização e leituras de pressão de fluido refrigerante, sem esquecer da unidade externa que também desempenha um papel fundamental para a climatização eficiente dos ambientes internos.

 

A importância da limpeza e troca dos filtros

A limpeza dos filtros é essencial para qualidade do ar em um ambiente climatizado, de modo a evitar sérios problemas gerados por sujeira acumulada dentro do equipamento. O filtro limpo desempenha um papel importantíssimo para a saúde respiratória de quem convive com equipamentos de ar condicionado, que sem a devida manutenção podem servir como colônia de bactérias, ácaros e outros vilões causadores de doenças e alergias respiratórias.  Além das questões de saúde, é importante manter os filtros limpos em razão da eficiência do equipamento, pois a falta de manutenção está diretamente relacionada à perda de eficiência em climatização e aumento excessivo do consumo de energia do ar condicionado.

 

O cuidado com as fiações 

É necessário conferir todas as conexões elétricas dos equipamentos. Elas podem estar mais afrouxadas devido às vibrações do equipamento, o que necessita do reaperto das conexões para evitar o superaquecimento dos cabos e disjuntores elétricos, que sem isso podem causar até mesmo incêndios. 

 

A influência de portas e janelas abertas durante o funcionamento dos aparelhos

Por mais potente que seja o equipamento, qualquer vão em contato com um ambiente externo ou até mesmo com um ambiente não climatizado, o desempenho do equipamento fica comprometido, pois além de ser forçado a gerar potência para climatizar fontes de calor não calculadas, este vai funcionar em condições extremas que de fato comprometerão muito sua vida útil. Portanto, é fundamental que além de bem dimensionado, o sistema de ar condicionado deve ser submetido a condições que favoreçam seu funcionamento, para prolongar sua durabilidade.

 

foto | Pixabay

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.
*
*