Decorar360

Posted on

Érica Salguero traz a mitologia grega para a CASACOR São Paulo 2021

arquitetura | Érica Salguero | CASACOR 2021

 

A arquiteta utiliza elementos da cultura milenar para projeto na mostra

 

Guiada pela sólida trajetória do escritório que leva seu nome e pela importância que seus projetos vêm conquistando desde a primeira participação em CASACOR SP, a arquiteta Érica Salguero está pela quarta vez na mostra, onde assinará o ‘Espaço Kairós’. O evento, que será realizado de 21 de setembro a 15 de novembro no Parque Mirante, anexo do Allianz Parque, leva como temática ‘A Casa Original’.

 

Consolidando seu trajeto de participações, a arquiteta assina uma máster suíte com sala de banho e home office. Fazendo referência à mitologia grega e inspirada na nova rotina pós-pandemia, Érica escolheu Kairós – o deus do tempo oportuno na mitologia grega, aquele que não é baseado em horas, meses e anos e, sim, em momentos que marcam as ocasiões de relaxamento, de descanso e felicidade – como inspiração para a realização do seu ambiente nesta edição. Os mitos fazem parte da vida dos homens desde o início dos tempos e têm como objetivo explicar a existência dos fenômenos da natureza e da vida.

 

 

A rotina dos grandes centros urbanos tem permeado o dia a dia das pessoas com prazos, correrias e resultados trazendo cansaço e exaustão para grande parte da população. Pensando nisso, a arquiteta projetou um quarto, de 68m², que vai na contramão desse cenário. Privilegiando os sentidos para trazer a sensação de bem-estar com a presença de referências afetivas e diferentes texturas naturais que remetem à simplicidade e memórias do passado, Érica imprimiu no ambiente o aconchego das casas presentes nas recordações da infância. A proposta foi interligar esse conceito da mitologia grega com a vida atual e a nova rotina de estar em casa, proporcionando um ambiente contemplativo, acolhedor, de gratidão e resgate da qualidade do tempo e da vida.

 

 

Procurando transmitir uma essência elegante e ao mesmo tempo tranquila, o espaço tem a madeira natural e a palha como elementos importantes na construção dessa atmosfera acolhedora. O papel de parede Sisal, da Wallcovering, cria um charmoso degrade em harmonia com as paredes na cor Decora Matte Areia Molhada, com efeito especial velvet nuage, desenvolvido pela Coral especialmente para o ambiente da arquiteta. Esses detalhes, somados aos acabamentos neutros e peças de design escolhidas com carinho, traduzem o conceito do espaço.

 

 

Dividido em quatro ambientes, os visitantes poderão conferir um espaço equilibrado entre dormitório, sala de banho e home office, além de um espaço externo onde foi projetado um jardim de cactos com vasos Organne. O piso em madeira Eucalipto Natural da Indusparquet toma toda a extensão e cria um visual amplo. Já a parede em carvalho americano natural feita pela marcenaria Mada, faz as vezes de biombo e delimita a área do closet, desenhado pela Ornare com produção de moda e peças escolhidas a dedo pela estilista Gloria Coelho.

 

 

 

Já o escritório recebeu a escrivaninha Liss, desenhada por Ronald Sasson, e a cadeira Blanca, de Rejane Carvalho Leite, ambas peças da Odora Casa. No banheiro, o piso em porcelanato Scultore da Portinari e a bancada em Quartzito Matira da Eccomarmi se juntam à imponente banheira de Imersão da Maxibanho e completam o visual. No quarto, por sua vez, a cama Joá, da Breton, em madeira e palha natural com uma roupa de cama de crochê chama atenção pela sua elegância e simplicidade.

 

 

Ainda complementam o mobiliário peças de Giacomo Tomazzi, Eduardo Marques e Bruno Simões. O banco Benta do Estudio Iludi, a luminária Tirante de Mesa de André Ferri e o mancebo Talismã de Vinicius Siega, finalizam a seleção de design nacional em parceria com a Odara Casa. Os tapetes Roseta Max e Naturo Mumbai Poli, ambos da By Kamy, potencializam tons neutros por meio da variação de formas e grafismos e também por composições tom sobre tom, um toque final à produção. Entre as obras de artes mais importantes do ambiente, se destacam as inspiradas na natureza, como o quadro Aconchego, de Irley de Jesus e a escultura Cores de Outono, assinada por Eva Soban. Inspirada na chegada do outono, a peça une fios diversos em tons de verde, bege, castanho e marrom.

 

 

TV Decorar esteve na CASACOR com Érica Salguero, que conta detalhes do Espaço Kairós, confira!

 

fotos | Renato Navarro

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.
*
*