Decorar360

Posted on

Conheça 7 projetos vencedores do Oscar do design mundial na disciplina de Arquitetura

O iF DESIGN AWARD 2021 selecionou 42 projetos para a disciplina de Arquitetura. 35 deles estão na Ásia e apenas um na América do Sul, no Brasil, o ICARO Jardins do Graciosa, localizado em Curitiba (PR), de autoria da incorporadora AG7 e arquitetura de Studio Arthur Casas.

 

Um foco no mundo natural. Os vencedores da disciplina de arquitetura do Oscar do design mundial, o iF DESIGN AWARD 2021, mostraram como é possível conectar o natural com o local por meio da arquitetura e do design. De centros urbanos de alta densidade a cabanas residenciais remotas, 42 projetos foram selecionados do mundo todo, 35 deles localizados na Ásia e apenas um na América do Sul, no Brasil. Confira 7 deles e inspire-se!

 

1 – ICARO Jardins do Graciosa | Brasil:

 

 

Assinado por Studio Arthur Casas com incorporação da AG7, o residencial de luxo está localizado em Curitiba (PR) e foi o único projeto brasileiro vencedor da categoria Residencial, dentro da disciplina de Arquitetura. São 21 casas suspensas em uma arquitetura plenamente integrada ao paisagismo onde os jardins particulares dão a sensação de se estar em uma casa. O projeto já foi eleito como o empreendimento mais sustentável do Brasil com a certificação Ouro do Green Building Council (GBC) Brasil Condomínio e reúne outros títulos mundiais da arquitetura e design como o Best of Year da revista americana Interior Design, na categoria Multi-Unit Housing e o Rethinking The Future.

 

2 – The Future of Us Pavilion | Singapura:

 

 

Localizado nos Jardins da Baía de Singapura, o pavilhão “The Future of Us” traz uma forma intrincada para sua estrutura perfurada fluidamente com os ambientes adjacentes. Para os visitantes, oferece um ambiente ao ar livre climaticamente confortável e uma experiência visual deslumbrante, semelhante a caminhar sob a folhagem de árvores tropicais exuberantes. Originalmente construído para abrigar The Future of Us, o evento culminante do 50º aniversário de Singapura, o Pavilhão se tornou um marco permanente que continua a servir como um importante bem público e local para grandes eventos. É assinado por Advanced Architecture Laboratory SUTD.

 

3 – Seoul Botanic Park | Seul:

 

 

Construído em Magok, no lado sudoeste do rio Han, foi projetado para ser um espaço público urbano para apresentar a flora e a cultura de 12 cidades globais, aumentando a sensibilidade ecológica. Sua estufa foi projetada na forma de um prato côncavo de 100 m de diâmetro, com uma borda alta, enquanto a parte central é baixa, lembrando uma estrutura vegetal. Dessa forma, permite que os visitantes se envolvam no espaço de exposição ao longo do caminho de circulação e experimentem as plantas de uma forma mais tridimensional. A assinatura é de Samoo Architects & Engineers e THE_SYSTEM LAB.

 

4 – Glamtree embraces the nature | Coréia do Sul: 

 

 

Um Glamping que dá às pessoas a chance de vivenciar a natureza de perto, ao mesmo tempo em que oferece arquitetura e conforto de design exclusivo. Esse é o Resort Gapyeong Glam Tree, um local onde o valor ecológico, o conforto e o design moderno se equilibram. As unidades são justapostas com uma mudança mínima de natureza e o arranjo das unidades tem emoção poética. A forma e a posição das estruturas foram consideradas para dar uma emergência estética tanto de dia como de noite, com formas dinâmicas e sistema estrutural mínimo e simplista. É assinado por ArchiWorkshop e foi construído em 2020.

 

5 – V-Plaza | Lituânia:

 

 

Um projeto pioneiro desenhado pela 3deluxe no meio de um conjunto de edifícios recém-projetado com fachadas brilhantes e espaços de trabalho ultramodernos. A prática de arquitetura alemã criou uma praça visionária que é uma celebração da mobilidade contemporânea. Ciclistas e scooters navegam ao longo de níveis organicamente curvos, entre eles oásis de tranquilidade, fontes de água, cafés e restaurantes. Um híbrido de skatepark, playground e sala de estar urbana.

 

6 – Casas inHAUS – Casa MASNOU | Espanha:

 

 

Os avanços tecnológicos de materiais mais resistentes e leves possibilitam que a arquitetura industrializada de alto padrão, com total liberdade criativa, se torne uma realidade. Esta casa em Masnou, projetada e fabricada pela empresa espanhola fundada pelos arquitetos Casas inHAUS, é um exemplo de solução, com gestão integral que garante prazos e preços fechados. Os proprietários e arquitetos podem realmente exigir uma casa sob medida com a conveniência das práticas de construção modular.

 

7 – Bus terminal in Nitra | Eslováquia:

 

 

Uma estação de ônibus que funcionou por mais de 4 décadas foi ampliada e modernizada. O novo terminal de ônibus de longa distância representa a segunda fase deste projeto. Como tal, era importante garantir a comunicação visual com o terminal de ônibus local adjacente. Ao mesmo tempo, o design inovador garantiu uma estrutura compacta e atraente que combina de forma única, ousadia, estética e engenho técnico. Colocando o conforto do usuário em primeiro lugar, os designers do estúdio 519 decidiram encontrar uma maneira de abrigar toda a estação e integrar todas as utilidades na estrutura.

 

fotos | Divulgação

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.
*
*