Decorar360

Posted on

Cobertura duplex destaca décor contemporâneo e alterações arquitetônicas

Com projeto de interiores assinado por Renan Altera, à frente da Altera Arquitetura, apartamento com 125m² evidencia o cinza como elemento chave e elementos super em alta, como os painéis de madeira que revestem vigas e paredes

 

No 26 ª andar, a cobertura duplex de 125 m2 tem uma vista privilegiada de São Paulo. Localizada no bairro de Pinheiros, o projeto foi, sem dúvida, a realização do grande sonho do morador, que acompanhou de perto cada detalhe do cronograma de execução assinado pelo arquiteto Renan Altera, à frente do escritório Altera Arquitetura. “Como o cliente morava próximo do seu endereço atual, ele conseguiu ‘namorar’ a construção do prédio e relacionar todos os seus desejos para quando o apartamento, comprado na planta, fosse entregue pela construtora”, relembra Renan.

 

Com o imóvel na planta original e ainda no contrapiso, toda a reforma foi empreendida pela Altera, que mudou radicalmente o layout dos dois andares. Sabendo do apreço do morador por receber convidados, amplitude e conforto foram prerrogativas para propiciar uma área social com ares modernos e perfeita para encontros com os amigos. Na arquitetura de interiores, a equação desenvolvida por Renan foi concentrar a área social no piso principal e, na parte superior, contemplar a parte íntima do duplex. Assim, saíram de cena um quarto de hóspedes, que subiu para o segundo andar, e o banheiro do térreo, que foi transformado em um lindo e funcional lavabo.

 

Visão da sala de estar planejada pelo arquiteto Renan Altera 

 

Conectadas, sala de estar, jantar e cozinha revelam sua unidade e a decoração é responsável pela demarcação dos ambientes, bem como notabilizar a proposta que Renan planejou para cada momento do morador.

 

sala de estar expõe um harmonioso gradiente de cinza presente no tapete (By Kamy), sofá, rack, e a parede que recebe a TV. Trazendo o aconchego da madeira, as quatro peças (Breton) formam a mesa de centro e recebem a seleção dos artigos decorativos. Na composição, é inegável o charme e o protagonismo que a poltrona com apoio para os pés e revestida em couro (no tom caramelo) desempenha logo no início da sala.

 

Com o morador apaixonado por obras de arte, até a cozinha ganhou uma! Na parede que marca a entrada no apartamento,
o vermelho intenso do quadro assinado pela artista plástica Juliana Sícoli 

 

Praticidade é a marca da cozinha gourmet. Com a bancada ilha na cor branca, o cooktop por indução, também na mesma cor, produz um mimetismo: ele ‘aparece’ somente no momento de cozinhar! Para acompanhar, quatro banquetas altas permitem que o morador interaja com os convidados, mas sem desviar seu olhar da receita, ingredientes e os passos para a elaboração do prato. Discreta, a marcenaria embute os eletrodomésticos, deixando um visual clean, e a pia é acompanhada por uma torneira gourmet cromada, que facilita a vida.

 

Na sala de jantar, o lustre de cristal (Yamamura) realça com a delicadeza das demais escolhas do arquiteto
Renan Altera para o ambiente

 

Por sua posição, a sala de jantar se revela como o ambiente que pode ser conferido em diversos pontos, destacando toda sua opulência. Desde o estar, a oportunidade de contemplar o intenso azul do quadro: a fotografia de ondas emoldurada e posicionada na parede revestida pelo tom amendoado do MDF Noce Monza, que por sua vez ainda se estende como cobertura das paredes e vigas do andar. Em laca branca brilhante, a mesa redonda abraça as seis confortáveis cadeiras estofadas em linho cinza – um jeito muito amistoso de receber os visitantes e de estar mais próximo. Ao fundo, o aparador suspenso compõe com o cantinho do bar e é adornado por outras peças decorativas. O espelho instalado na altura do pé́-direito favorece a percepção de amplitude.

 

No dormitório, a porta de vidro dá acesso a hidromassagem na varanda

 

No piso superior, tudo completamente modificado para uma nova reconfiguração. “Como o quarto era muito pequeno, foi preciso diminuir a varanda e agregar o espaço ao dormitório”, relata Renan. O quarto principal, que ganhou um aumento de área, enfatiza uma paleta de tons neutros, tendo como ponto de cor a intensidade do grafite observado na cabeceira estofada e no enxoval. Em frente à cama, o armário com portas espelhadas contribui para a sensação de amplitude visual. Reunindo importantes questões de nossas vidas – trabalho e lazer –, o dormitório dá acesso ao home office e a hidromassagem presente na área externa.

 

Home office completo, com direito a um frigobar

 

Para os momentos de trabalho, o escritório do morador é daquele tipo de ambiente que não permite saudade alguma do trabalhar fora de casa. Projetado como uma extensão do dormitório, seu panorama começa a ser demarcado pelo tapete em desenho geométrico, em uma mescla que transita entre o grafite e nuances mais claras do cinza. A estação de trabalho foi executada com um projeto exclusivo de marcenaria: a mesa ampla tem espaço para receber, sem aperto, o computador e o monitor extra. Na parte superior, as prateleiras expõem coleções de livro e elementos decorativos de seu acervo pessoal. Para deixar a ambientação ainda mais gostosa, poltrona foi disposta pelo arquiteto por um motivo especial: assegurar ao morador um respiro e a oportunidade de, ao sentar-se, alcançar a ideia, resposta ou a conclusão de uma atividade que só vem a mente quando tiramos nosso olhar da tela.

 

No quarto de hóspede, a luz natural se integra com a paleta de tons leves e o amadeirado especificado para o projeto. A cama, o colorido dos quadros e os tons quentes do tapete, se juntam à mesinha com cadeiras altas.

 

O quarto de hospedes também dá acesso à varanda com hidromassagem. Para esse ambiente, Renan investiu em itens mais coloridos,
como as obras em cima da cabeceira da cama, e os seat gardens em azul

 

Na varanda, o arquiteto apostou em um deck de madeira para o acesso da hidromassagem. O painel verde foi assinado pelo paisagista Luiz Carlos Orsini, que é um grande amigo do morador.

 

Na área externa, espécies de plantas e detalhes, como cestos de vime com toalhas, produzem um clima
de SPA a céu aberto

 

A escada é visualizada logo na entrada do apartamento

 

A escada, que na formatação da construtora foi entregue em estrutura metálica, adquiriu nova roupagem com o revestimento de madeira, criando um visual mais intimista no caminho que conduz aos quartos.

 

Sobre a Altera Arquitetura

Comandado pelo criativo arquiteto Renan Altera, o escritório Altera Arquitetura atua na área de projetos de arquitetura e interiores há seis anos. Ao todo, somam-se mais de 100 trabalhos residenciais e corporativos realizados na capital de São Paulo e regiões. Inovação e tecnologia estão sempre presentes em suas criações personalizadas, que compreendem os anseios e o estilo de vida dos clientes.

 

@alteraarquitetura
contatos@alteraarquitetura.com.br
(11) 4306-4446 | (11) 99519-7231

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.
*
*