Decorar360

Posted on

Clean e atemporal

design de interiores | Gabriela Casagrande | @gabrielacasagrandearquitetura

 

O escritório Gabriela Casagrande Arquitetura, comandado pela arquiteta Gabriela Casagrande e uma equipe multidisciplinar, assina apartamento idealizado para um jovem empresário, na cidade de Curitiba, no Paraná.

 

Com projetos residenciais cada vez menores, a cozinha estilo corredor se faz presente em cada vez mais lares, além disso, em ambientes pequenos é indicado também que seja utilizado tons claros e neutros para criar a sensação de que o espaço. “Mas como toda “via de regra” tem sua exceção, neste projeto optamos por utilizar também cores escuras- sem perder a sensação de amplitude tão necessária em um espaço pequeno, para isso utilizamos a cor escura apenas nos armários, mantemos o tom claro no restante e caprichando na iluminação”, comenta a arquiteta Gabriela Casagrande.

 

 

Trabalhado em tons neutros, o living, sala de estar e jantar do apê são integrados com leveza e sofisticação. Objetos decorativos foram distribuídos de maneira sutil com cor e estilo que casam perfeitamente com a sobriedade presente no ambiente e identidade do morador. No jantar, o espaço abriga uma mesa de 6 lugares em madeira com estofados claros, pendentes corda do designer Guilherme Wentz, posicionados no centro da mesa e um aparador também em madeira que concede leveza e continuidade entre a sala de jantar e estar.

 

Criado entre as décadas de 50 e 60 na Inglaterra da Era Vitoriana, os carrinhos de chá eram as atrações principais desse tipo de festa. O móvel ficou “aposentado” por um tempo, mas voltou com tudo juntamente com o retorno do estilo vintage/retrô e além de ser um item carregado de história e estilo, ele é extremamente funcional e versátil, pode ser usado como: cantinho do café, aparador, barzinho, mesa de centro ou lateral, porta livros. “Neste projeto optamos por um modelo clean, da marca Wooding, que abriga obras de arte e um mini bar”, afirma Gabriela.

 

Com a vida cotidiana cada vez mais corrida, as bancadas para refeições rápidas vêm conquistando seu espaço nos projetos de interiores. Existem os modelos sob medida- que são os ideais, mas você pode optar também por um conjunto em tamanho padrão. “Em ambientes pequenos, é importante planejar a localização para um bom aproveitamento do espaço de forma que não prejudique a circulação, vale também se atentar a profundidade e altura da bancada e ao modelo das banquetas- altura, espaço do assento e tipo de encosto, a fim de deixar esse momento rápido o mais confortável e aconchegante possível”, assegura a arquiteta.

 

 

 

O escritório trouxe mais estilo e personalidade ao projeto com a presença ilustre de um painel ripado; o item possui uma estrutura simples e versátil que funciona bem como divisória de ambiente, painel na sala de estar, parede de destaque no escritório, cozinha ou banheiro e cai bem até mesmo em ambientes externos, oferecendo uma atmosfera moderna e aconchegante a qualquer que seja a função escolhida. “Neste projeto além do painel ripado, desenhamos um aparador para esconder os aparelhos de streaming, sem perder a continuidade visual e funcionalidade”, garante a profissional.

 

 

 

Visando o aproveitamento do espaço, uma prateleira de apoio foi instalada abaixo do lavatório, nela o morador pode acomodar cestos organizadores com os itens necessários mantendo a organização sem renunciar à funcionalidade, já o piso foi revestido por uma pedra natural- estilo granilite, impermeabilizada para evitar riscos e manchas, proporcionando alta durabilidade. De maneira geral, o lavabo une o tom acinzentado moderno das grandes cidades e detalhes sutis em madeira que carregam consigo o aconchego e conexão com a natureza.

 

 

A madeira certamente é o elemento principal do dormitório, o material reveste o piso e dá vida a cabeceira e mesa lateral em uma só tonalidade concedendo uniformidade ao ambiente. Um espaço minimalista, intimista, muito bem iluminado e ventilado.

 

O acabamento em gesso é muito usado nas construções atuais, seu sucesso se dá graças a economia e versatilidade concedida. O material pode ser utilizado para criar divisórias, nivelar paredes ou dar um acabamento perfeito ao teto. Neste apartamento, o forro em gesso abriga uma bela iluminação indireta e esconde o trilho da cortina proporcionando um visual impecável.

 

 

As portas em madeira seguem o estilo e a tonalidade presente nos demais móveis do apê e além de esconder a caixa de disjuntor, pode abrigar roupas de cama ou casacos. Um projeto com 100% de aproveitamento do espaço!

 

fotos | Paula Morais

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.
*
*