Decorar360

Posted on

Casa com ares de bem-estar no verão em plena capital paulista

arquitetura | Isabella Nalon | @isabellanalon

 

Arquiteta Isabella Nalon assina residência preparada para os dias quentes: boa iluminação, materiais práticos, integração e uma área de lazer com espaço gourmet e piscina

 

Ao comprar uma casa de 400 m², a família, composta por um casal e seus dois filhos, sonhava com um lar preparado para aproveitar os dias de calor em plena capital paulista. Para alcançar isso, além de uma área externa prática e convidativa, o projeto deveria contemplar a luz natural e o frescor do vento. Assim, o imóvel foi completamente transformado através das mãos da arquiteta Isabella Nalon, à frente do escritório que leva o seu nome.

 

“Realizamos alterações na alvenaria, na fachada, distribuição interna dos espaços, aplicamos os revestimentos, ou seja, a casa passou por uma reforma completa”, afirma a profissional. Localizada no bairro da Chácara Klabin, ela ganhou ares de tranquilidade no meio de um cenário urbano.

 

O charme da residência já começa no hall de entrada. Com o objetivo de produzir um contraponto aos tons neutros das paredes e do piso, porta e escada foram produzidas em madeira de demolição. O material se destaca, garantindo aconchego e uma atmosfera rústica.

 

A porta e as escadas que dão acesso aos pavimentos foram produzidas em madeira de demolição

 

Uma das principais demandas dos moradores foi a integração entre os ambientes. A fim de conseguir esse efeito, a arquiteta lançou mão da especificação do mesmo porcelanato para o piso de todos os cômodos. “Além da conexão entre os ambientes da casa, o material oferece praticidade e fácil manutenção, características procuradas por esses clientes”, conta.

 

Já a cozinha, um dos espaços mais importantes para a família, precisava ser muito bem iluminada. Missão cumprida com a instalação de grandes janelas que permitem a entrada da luz do sol na maior parte do dia. Os tons neutros, como a bancada em quartzo branco e a marcenaria planejada, ampliaram essa sensação. Além disso, para reforçar a integração com a sala de jantar, a arquiteta instalou uma porta de correr entre os ambientes. Com essas mudanças, os moradores podem preparar os alimentos enquanto contemplam a bela área externa.

 

 

 

Assim como o restante da residência, a área externa foi completamente modificada. “A piscina era pequena e não tinha nenhum revestimento. Esse espaço era muito escuro e sem vida”, relembra Isabella Nalon. Os novos materiais trouxeram luminosidade e movimento, caso da pedra portuguesa aplicada no muro. A borda branca em mármore apicoado contribuiu para esse sentimento de aconchego. O piso antiderrapante garantiu a segurança de todos, sem deixar a elegância de lado. Graças à essa reforma, o local foi revitalizado e preparado para receber os momentos mais deliciosos em família.

 

 

Já a área gourmet não existia no projeto original. No entanto, ela foi executada para realizar o sonho dos moradores que queriam um espaço que pudesse ser usado em qualquer hora do dia. O destaque está no magistral contraste entre a bancada de granito fosco e a cerâmica brilhante do frontão, ambas em preto. A mesa de madeira, por sua vez, trouxe um clima bucólico. Por fim, as cadeiras Eames e o banco são práticos e resistentes para qualquer pessoa sentar-se – mesmo que estejam molhados depois de um mergulho na piscina.

 

 

 

Antes de relaxar na piscina, que tal se exercitar na academia dentro de casa? Essa era outra demanda dos proprietários: um espaço destinado a cuidar da saúde. “Assim, construímos a sala de ginástica no lugar que seria o sótão. Por estar localizado no ponto mais alto da casa, ele possui uma linda vista do bairro”, afirma a arquiteta. O piso emborrachado, específico para o uso no local, foi instalado para garantir a segurança na prática das atividades físicas.

 

 

Depois de tantas atividades, nada melhor do que relaxar tomando um banho. Seguindo o estilo do projeto, os banheiros são claros e bem iluminados, com a predominância do branco. O porcelanato foi usado no piso e na parede do box e as bancadas elaboradas em quartzo, enaltecendo a importância de unir funcionalidade e beleza.

 

 

 

“Encontramos uma casa abandonada, escura e pouco funcional. Com a nossa reforma, ela ficou ampla, iluminada, integrada e linda! O resultado não poderia ser melhor, atendemos a todos os desejos e necessidades dos moradores”, enfatiza a profissional.

 

fotos | Julia Herman

Deixe um comentário

Your email address will not be published.
*
*