Decorar360

Posted on

by Kamy exalta a vida e a obra de Adriana Adam com novos tapetes e tapeçarias na Semana de Design de São Paulo 2021

design Weekend 2021 | by Kamy

 

Grife reúne designers de diferentes origens e formações para ilustrar as principais fases da carreira de uma das profissionais mais atuantes para afirmação do design nacional

 

Maior grife de tapetes do Brasil, a by Kamy promove em sua décima participação na Semana de Design de São Paulo 2021 (DW!), que ocorre entre 03 e 10 de outubro, a mostra Design & Paixões: Adriana Adam, com a curadoria do arquiteto, jornalista e crítico de design Marcelo Lima.

 

A mostra tem como objetivo revisitar e reverenciar o trabalho de uma das profissionais e empresárias brasileiras mais atuantes para a afirmação do design autoral nacional, desde a década 1970 até seu desaparecimento em 2014.

 

Para ilustrar os momentos cruciais da carreira de Adriana Adam, em ordem cronológica, a marca desenvolveu uma coleção exclusiva de peças, entre tapetes e tapeçarias, em parceria com cinco designers de diferentes origens e formações.

 

“Infelizmente, muitas pessoas ainda não conhecem a obra de Adriana e a importância da contribuição dela para o design brasileiro. Queremos não só prestar uma homenagem a quem tanto nos deu, mas principalmente eternizar o legado de Adriana por meio da nossa arte de tecer”, afirma Francesca Alzati, diretora de identidade da by Kamy.

 

Para ambientar as criações sugerindo um espaço interior, a exposição também reúne móveis Odara e luminárias da Itens Collection, marcas parceiras da by Kamy neste resgate da vida e obra de Adriana. A ambientação reforça o escopo de peças que, afinadas com o espírito da mostra, são assinadas exclusivamente por profissionais brasileiros.

 

“Os tapetes e tapeçarias surpreendem pelo seu conteúdo e potencial expressivo. Tenho certeza que eles fariam os olhos de Adriana, de um azul intenso e profundo, brilharem ainda mais. Definitivamente, trata-se de uma coleção digna de portar seu nome e de comunicar seu legado para as novas gerações”, afirma Marcelo Lima, curador da mostra.

 

Confira abaixo as novidades da by Kamy no DW! 2021 distribuídas pelas cinco fases da vida e obra de Adriana Adam:

 

Os anos Forma, por Rodrigo Grauncke

Gaúcho de Augusto Pestana, o designer Rodrigo Grauncke, 29, interpreta o início experimental de carreira de Adriana Adam, final dos anos 1970 e início dos 1980, por meio dos tapetes Maria Mole, tufados à mão na Índia nas cores Amarela e Azul, e dos tapetes Arch, em duas versões feitas em nylon.

 

 

Os anos Nucleon 8, por Luiz Antonio Azzolino

Para representar a arrojada Nucleon 8, empresa de Adriana que simbolizou um marco definitivo na afirmação do design nacional, o designer industrial paulista Luiz Antonio Azzolino, 26, criou os tapetes Tella, totalmente compostos por uma combinação de fibras de vinil e poliéster, conhecida como Revolution®, uma exclusividade da by Kamy no Brasil. Composto por um colorido módulo quadriculado e um totalmente cinza com círculos vazados, o tapete que resulta da sobreposição de ambos acaba se tornando uma divertida e personalizável combinação entre formas geométricas e cores.

 

Os anos Arquitetura da Luz, por Lucas Lima

O designer de produto paulistano Lucas Lima, 24, assumiu o desafio de representar a luz e a arquitetura em tapetes, simbolizando um dos períodos mais importantes da jornada de Adriana Adam à frente da vanguardista empresa Arquitetura da Luz. Deste desafio, surgem os tapetes Vitrô, três peças modulares feitas em nylon, que podem ser usadas para formar tapetes compostos quadrados e retangulares, além de se tornarem passadeiras.

 

Os anos Resinfloor, por Hening Kunow

Apaixonado pelo Brasil, o artista e designer alemão, Hening Kunow, 40, teve o privilégio de conhecer e conviver por alguns meses com Adriana Adam, quando tiveram a oportunidade de criar uma coleção de tapetes de resina na fábrica da Resinfloor em 2013. Dessas experimentações com a designer e mais de uma década de observações in loco no Brasil, o hoje morador do Nordeste Alemão contribuiu com o desenho de três tapetes. Feito em fibras nobres no Nepal, o Platibandas é uma ode às cores do Brasil, assim como Olho d’Água e Milagres, compostos por fragmentos de outros tapetes selecionados no galpão da by Kamy Verde.

 

Os anos Pesce, por Kiko Maldonado

A maturidade e a ousadia de experimentar tornam Kiko Maldonado, 61, o nome ideal para representar os últimos anos da vida e obra de Adriana Adam. Diretor de arte da by Kamy Verde, o artista encabeça a unidade criativa 360º da by Kamy, promovendo o upcycling de sobras e recortes de tapetes na criação de peças únicas e exclusivas.

 

fotos | Eduardo Soares

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.
*
*