Decorar360

Posted on

Artefacto Rio de Janeiro inaugura Mostra 2021

decoração | Artefacto | @artefactooficialbrasil

 

Nova edição da tradicional Mostra Artefacto reúne relevantes nomes da arquitetura em ambientes que abordam o DNA Natural, referência nos 45 anos da marca

 

Autêntico. Instintivo. Nativo. Orgânico. Puro. Simples. O que é essencial para ser natural? O que naturalmente nos conecta? A Artefacto convida alguns dos principais profissionais do circuito nacional para repensar espaços, recriar ambientes e reconectar projetos ao universo natural na Mostra 2021. Reflita. Responda. Recrie. Renove. Artefacto: 45 anos com DNA Natural.

 

“Com 45 anos de história, a Artefacto continua valorizando o DNA fatto a mano. Rompemos as fronteiras do Brasil para virar referência internacional em móveis de alto padrão – hoje, somos líderes no sul dos Estados Unidos. Mobiliamos empreendimentos assinados pelos maiores starchitects do planeta: Norman Foster, Bjarke Ingels, Antonio Citterio, Herzog & de Meuron, Renzo Piano, Zaha Hadid, entre outros”, conta Paulo Bacchi, CEO da empresa. “Também fomos os escolhidos para o novo projeto do Cipriani Club, em Nova York, além de estarmos presentes em hotéis de luxo que vão de Jumby Bay Island ao Hotel du Cap-Eden-Roc, no sul da França. É com imensa alegria e satisfação que apresentamos a Mostra Artefacto 2021, que entra em cartaz no Rio de Janeiro com nomes importantes (e amigos queridos) interpretando uma reconexão direta com a natureza. Muito mais do que móveis, a Artefacto representa um lifestyle orgânico, cool, cozy e chic. Sejam todos bem-vindos. Saúde!”.

 

MOSTRA ARTEFACTO RIO DE JANEIRO 2021

Alexandre Lobo e Fábio Cardoso, Aline Celles e Bethânia Rocha, Ana Lúcia Jucá, Aurora Grei, Andrea Eiras e Carla Napoliao, Aurea Carvalho, Babi Teixeira, Claudia e João Victor Brassaroto, Claudia Pimenta e Patrícia Franco, Cristina Côrtes, David Defizio, Elaine Ramos, Fernanda Meissner, Juliana Massotti e Melissa Sad, Mônica Gervásio, Natalia Paes de Andrade e Simone Meira, Paola Ribeiro, Regina Távora e Mariana Távora, Rodrigo Jorge, e Sérgio Paulo Rabello participam desta edição da Mostra Artefacto 2021. No showroom da Artefacto Rio, um preview com móveis Edition 2021 assinados por Patricia Anastassiadis, cujo lançamento oficial está previsto para acontecer no início de abril, na loja flagship em São Paulo.

 

Confira alguns espaços!

 

Aline Celles e Bethânia Rocha (@ab.arquiteturaeinteriores)

As arquitetas Aline e Bethânia fizeram uma profunda imersão no tema da Mostra Artefacto deste ano a fim de compor cada centímetro dos 98 metros quadrados do espaço projetado, cujo um dos objetivos era expor os produtos da Artefacto Home como objetos de desejo. “Fizemos um verdadeiro detox para voltarmos ao natural e, assim, traduzir uma realidade impressa do que estamos vivendo interiormente”, contam as profissionais com mais de uma década de atuação. Um breve passeio pelo layout já esclarece a narrativa criativa: as formas orgânicas foram lançadas para destacar os itens que ganharam tratamento de obra de arte, entre eles o novíssimo balanço Seed – peça-chave da coleção Edition –, o carro de chá Semai, entre outros garimpos raros, objetos e acessórios da Artefacto Home. Entre as soluções, os volumes interpretam um papel escultórico de palco/pódio e destacam linhas sinuosas – também presentes em parte do forro. Como cereja do bolo do conceito há uma frondosa escultura floral natural que trava diálogo interessante com o design cheio de bossa da grife, ao mesmo tempo em que remete ao paisagismo natural do Rio e, com sutileza, às ondas do mar que transbordam para o calçadão de Copacabana originalmente rabiscado por Burle Marx.

 

 

 

Rodrigo Jorge (@rodrigojorge/@rodrigojorgestudio)

Autor do maior espaço em exposição na Mostra Artefacto RJ (são 200 metros quadrados), o arquiteto partiu de uma observação sobre os reflexos da pandemia na maneira das pessoas buscarem refúgio dentro de casa para alinhavar a sua narrativa. Esta edição também marca a estreia em voo solo do Rodrigo Jorge Studio – escritório que já soma 23 anos de experiência no segmento. “Criei um canto de leitura, uma adega, duas salas de estar, uma sala de jantar, uma suíte máster. Enfim, um local onde podemos explorar todas as nuances. Mas, acredito que a adega venha a ser o ponto alto, visto que, num momento de isolamento, ler e degustar um bom vinho faz todo mundo feliz”, explica. Para reforçar o mood de recolhimento/acolhimento, Rodrigo elegeu acabamentos que define como “brandos e suaves, que remetem aos materiais naturais em sua essência”. O balanço Corumbau aciona a função de relaxar e, ao mesmo tempo, ganhar embalo para os novos desafios. “Durante algum tempo, priorizou-se estar fora de casa e marcar tudo na rua. Hoje, depois de tanto tempo confinados, observamos uma forte retomada das melhorias no morar”, explica.

 

 

 

Babi Teixeira (@babiteixeira)

O estilo mediterrâneo pontua o espaço de 50 metros quadrados da criativa nesta edição da Mostra Artefacto, com mood tipo praia chic traduzido por meio de cores claras e texturas naturais. Em diferentes paredes, a profissional promove o encontro da arquitetura de interiores com o design ao valorizar três arcos que emolduram os móveis, em sintonia fina de escalas e materialidades. Cada um deles foi trabalhado de forma diferente: um com fundo de espelho, duplicando o delicado design da poltrona Pasu, e os outros dois como suporte de prateleiras e nichos para o ambiente de leitura + mesa de jogos. “A Artefacto respira excelência. Admiro muito o atendimento, o comprometimento de toda equipe e a qualidade dos acabamentos de todas as peças. Uma curadoria impecável”, expressa. Formada pela Universidade Santa Úrsula em 1998, a relação de Babi com a profissão data de muitos anos antes, com influência direta dos pais arquitetos. Não à toa, até hoje ela percebe a relação com a casa a partir de fortes traços pessoais – visão potencializada após um 2020 atípico. “Nosso olhar se voltou para dentro de cada um de nós, dentro de nossas casas, de nosso entorno”, finaliza.

 

 

Mônica Gervásio (@monicagervasio)

Abrir a porta de casa e deixar os problemas para trás. O estúdio de 90 metros quadrados diagramado por Mônica foi pensado para levar ao seu morador uma aura de conforto e descanso ao “renovar as energias do ambiente externo”, segundo a autora – que já soma mais de 30 anos de experiência no segmento, além de duas décadas em parceria com a Mostra Artefacto. A amplitude está presente na integração dos espaços – exceto o quarto, que ganhou uma dose de privacidade por meio de brises contemporâneos. O sofá Maddox e suas despretensiosas almofadas soltas têm como fundo as estantes Tournai com nichos de tamanhos variados, que formam uma grande textura na parede. Logo ao lado, a poltrona Indiana surge numa combinação sofisticada de linhas retas, braços curvos e pés esguios. Na sala de estar, uma mistura chic e descontraída: duas mesas de centro Petal com tampos de formato orgânico em dobradinha com os pufes Pol.

 

 

Paola Ribeiro (@paolaribeiroarqinteriores)

A casa sendo vivida e bem aproveitada, repleta de memórias e referências pessoais, inspirando conforto físico e emocional. Paola imprime em seus projetos a premissa de que o lar tem como missão acolher, proteger e confortar seus moradores. Em cada cantinho dos 80 metros quadrados desta área de convívio, que ela assina sob medida para a Mostra Artefacto, esse desejo transborda: “Hoje passamos muito mais tempo dentro de casa, que irá dispor de elementos fundamentais para proporcionar bem-estar”, contextualiza. A ergonomia e a funcionalidade + estética dos móveis se unem à vocação do layout sofisticado, com destaque para o mobiliário de alta qualidade, especialmente no design e nas cores eleitas. Um nicho preexistente foi o ponto de partida para a disposição dos espaços revestidos em madeira, assim como as demais paredes e o painel principal, dentro da atmosfera do tema proposto: DNA Natural. Lançamentos da mais recente coleção Beach & Country, a mesa de jantar Maniang com tampo em cerâmica e as quatro banquetas altas Sumba, dispostas ao longo do bar, são um convite ao convívio em família e entre amigos. Os toques de verde remetem à natureza tão bem-vinda em qualquer época do ano. “Vejo a imagem da Artefacto como sinônimo de uma grife sofisticada, com móveis de alta qualidade e design sempre em sintonia com as novidades mais quentes do mercado internacional”, atesta.

 

 

fotos | MCA Studio

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.
*
*