Decorar360

Posted on

Pilares incorporados ao projeto

arquitetura e interiores | por Camila Gomes

APARTAMENTO DE 140 M² INTEGRA TODA A ÁREA SOCIAL DE FORMA QUE OS CÔMODOS PARECEM  FAZER PARTE DO MESMO AMBIENTE.

Desafiado a reformar o próprio apartamento onde mora com a esposa, o arquiteto Kanô Ferreira pediu a ajuda da amiga e arquiteta Helena Pedreira de Freitas, na organização das ideias divergentes entre o casal. A profissional, imparcial diante das preferências de ambos, sugeriu que a colaboração entre os escritórios Plure Arquitetura e MPA Pedreira de Freitas Arquitetos fosse resumida em dualidade. Com o intuito de harmonizar dois estilos arquitetônicos diferentes, formas e texturas foram adicionadas, modificando a dissonância da área social, que foi completamente integrada. “Usamos bastante tijolos descascados, cimento queimado e cerâmicas mas optamos pela pintura branca para favorecer a amplitude”, afirma Kanô Ferreira.

Na cozinha, os pilares estruturais em concreto aparente foram incorporados ao layout, passam por dentro da marcenaria. O que antes seria um problema, nesta leitura do estilo industrial que os arquitetos criaram, a estrutura ajudou os profissionais a fixar o nicho suspenso de serralheria. A ausência de paredes deixa a delimitação dos espaços por conta do mobiliário, como a mesa de jantar, que marca o início de um novo ambiente depois da cozinha. Já a área íntima pode ficar preservada pelas portas de correr quando fechadas, que se assemelham a um painel de madeira ripado. Entre a sala de jantar e estar, a união assimétrica das réguas cerâmicas que remetem ao cimento no acabamento, com os tacos de madeira, reforçam a proposta inacabada, típica do estilo industrial.

A área íntima fica escondida por portas de correr feitas em marcenaria, que quando fechadas, parecem um grande painel perpendicular na sala de TV. Enquanto de um lado a estrurura ripada apresenta um ritmo de ligação entre a sala de estar e o  corredor, ampliando o pé-direito e alongando horizontalmente a área íntima. Do lado oposto, com a mesma proposta, o aparador contínuo com duas prateleiras serve todos os ambientes e contribui com a profundidade da área social.

Projeto (foto em destaque acima) : Plure Arquitetura + MPA Pedreira de Freitas Arquitetos: com a ausência de paredes, o mobiliário se encarrega de delimitar os ambientes.

O contraste entre cheios e vazios, opaco e transparente se repete na sala de jantar.

O composição assimétrica entre os pisos reforça a proposta industrial do projeto.

O Subway Tile tem design industrial e acabamento mais sutil, excelente para equilibrar os estilos preferidos de cada morador.

No banheiro, a dualidade entre as preferências do casal fica clara com a escolha de revestimentos icônicos do estilo industrial, como o tijolo – que neste caso é uma versão moderna em cerâmica branca – e a textura em cimento aparente, combinados à itens mais contemporâneos, como a bancada esculpida em Corian.

Fotos: Maíra Acayaba (divulgação)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.
*
*