Decorar360

Posted on

Interior de São Paulo terá um dos mais altos edifícios do Brasil

arquitetura | Ícone Planeta

 

Ícone Planeta, que está sendo construído em Sorocaba (SP), terá 141 metros de altura, maior até que o célebre edifício Copan, de São Paulo (SP), de 140 metros.

 

O interior de São Paulo está prestes a entrar para o rol de região detentora dos maiores empreendimentos do Brasil. Em Sorocaba (SP), cidade localizada a 100 km de São Paulo (SP), está sendo construído aquele que será o maior edifício do interior do país, o Ícone Planeta, empreendimento de alto padrão com 141 metros de altura. O Ícone deverá ser entregue em abril de 2023, mas já é considerado um marco da construção civil brasileira. Trata-se de um dos mais altos, modernos e luxuosos edifícios já construídos no interior do Brasil, consolidando o Estado de São Paulo como um dos polos do mercado imobiliário nacional.

 

 

Sobre o projeto

O Ícone será elevado de forma escalonada, de modo a garantir solidez e segurança à estrutura. Para enquadrá-lo no terreno de 2.781,00 m² na Rua Maria Josepha de Souza Manente, Portal da Colina, em Sorocaba, apostou-se na verticalização do empreendimento. Desta forma, áreas comuns que, em projetos convencionais ocupariam o piso térreo, subiram para os pavimentos mais altos, contribuindo para o escalonamento do edifício e presenteando o morador com uma vista panorâmica de tirar o fôlego. Os 141 metros de altura do Ícone exigiram, por exemplo, que em seu topo fosse construído um farol para servir de orientação a aeronaves. Sua luz poderá ser avistada ao longe, sobretudo à noite, como um cartão-postal da cidade. Seu nome não foi escolhido por acaso: a ideia é que ele seja icônico, referência e modelo no céu de Sorocaba.

“O Ícone sempre esteve em nossos sonhos. Buscávamos um produto inovador e diferente de tudo o que já se viu. Nosso desejo era construir o prédio mais alto da cidade, mas fomos além e, com a parceria e apoio de profissionais altamente capacitados, criamos um dos maiores edifícios do país”, afirma Ricardo Guimarães, diretor-presidente da Construtora Planeta.

O projeto foi estruturado pelo renomado escritório Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados, de São Paulo (SP), que assina empreendimentos reconhecidos mundialmente como Brascan Century Plaza, Top Towers, Sesc Av. Paulista, Almagah, Canvas, entre outros. Já o cálculo estrutural do empreendimento está sendo feito pelo escritório França & Associados, referência no país com cases de sucesso como Convention Corporate Plaza – Bourbon Ibirapuera, São Paulo Corporate Towers, Çiragan, Square Choice Santo Amaro e outros.

 

 

 

“O resultado é fruto de um processo de projeto com intensa interação entre arquiteto e cliente. Originalmente, o pedido do cliente era de desenvolvermos um edifício residencial com aproximadamente 80 metros de altura. No entanto, ao avaliarmos e discutirmos as características do terreno e do produto, surgiu o desejo de construir um edifício que ficasse como referência na cidade ao verticalizar mais a torre”, explica o associado sênior da Königsberger Vannucchi, Alexandre Daud.

O Ícone está situado na região mais nobre e valorizada de Sorocaba, o Portal da Colina, zona sul da cidade, próximo a corredores comerciais estratégicos como as avenidas Antônio Carlos Comitre e Washington Luiz e à Rodovia Raposo Tavares, que facilita o acesso a cidades vizinhas e à capital, além de outros bairros de Sorocaba. Em seu entorno está um mix diversificado de comércios e serviços e outras facilidades como shoppings, restaurantes, bares, baladas, farmácias, escolas, faculdades, cursinhos pré-vestibulares, hospitais, clínicas, igrejas, parques, praças, pistas de caminhada, redes de fast food, academias, padarias, supermercados e hipermercados e o Sesc Sorocaba, que possui uma gama de atividades culturais e de lazer. O empreendimento está inserido em um cenário estratégico e altamente favorável. Sorocaba (SP) fica próxima à capital, possui amplo parque industrial e gama de empresas e multinacionais e detém um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do país. Tais características, aliadas à prática de preços competitivos, fazem deste mercado um dos mais promissores e atrativos para se investir no Brasil.

 

 

Fotos: Divulgação

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.
*
*